Prefeito de Teresina manda abrir shoppings no final de semana

O comércio em geral poderá funcionar no sábado e domingo, mas apenas para vendas através de delivery e drive-thru.

O prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), assinou nesta segunda-feira (26) decreto que autoriza o funcionamento dos shoppings centers no final de semana, no horário de 12h às 22h.

O documento com validade até 2 de maio também libera o comércio para funcionar no sábado (1) e domingo (2), exclusivamente através do sistema de delivery ou drive-thru.

O decreto municipal traz alguns pontos em discordância com as medidas adotadas pelo governador Wellington Dias para combater o avanço da covid-19 no Piauí.

O governo proíbe a abertura do comércio (inclusive os shoppings) no final de semana. A intenção é reduzir a circulação de pessoas para evitar o contágio pelo coronavirus.

Até sexta-feira

As lojas de rua estão liberadas para atendimento com portas abertas até sexta-feira (30). O expediente pode encerrar às 17h ou 20h, com uma jornada diária de 9 horas. Sábado e domingo, só delivery e drive-thru, determina a prefeitura.

Um ponto idêntico entre os dois decretos é o funcionamento de bares e restaurantes no sábado, até 16h, com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, mas sem aglomerações.

Atividades suspensas

Com base nos dois decretos, estão suspensas as atividades culturais, esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer festas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Supermercados

Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios podem funcionar até às 23h, de acordo com a prefeitura.

Os estabelecimentos deverão fiscalizar o uso de máscaras, limitar o acesso de pessoas ao interior das lojas para garantir o distanciamento de ao menos quatro metros entre elas, além de disponibilizar álcool gel 70%.

Decreto do Governo

No final de semana, segundo o decreto estadual, está autorizado o funcionamento apenas das atividades essenciais. Os supermercados, farmácia, postos de combustíveis e padarias, entre outros, fazem parte desta relação.

Decreto da Prefeitura de Teresina

Decreto do Governo do Estado

 

Deixe uma resposta