Piauí tem 102 mortes em investigação por suspeita de covid

Todos os óbitos em processo de investigação ocorreram neste ano, segundo as informações da Secretaria da Saúde. 

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) está investigando 102 mortes por suspeita de novo coronavírus no Piauí, informou hoje (22) o secretário Florentino Neto, que também coordena o Centro de Operações de Emergência (COE), responsável pelo acompanhamento dos casos de covid-19 no estado.

As mortes sob investigação ocorreram em diversas datas deste ano. De acordo com Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, há um intenso trabalho de investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual, a fim de evitar distorções ou equívocos.

O óbito de uma pessoa com câncer em estágio terminal, AVC ou traumatismo, por exemplo, não pode ser registrado como sendo por coronavírus, embora a vítima tenha sido infectada pelo vírus.

“É importante que a população tenha ciência que no boletim divulgado diariamente constam óbitos do dia e óbitos acumulados (aqueles sob investigação) que entram no sistema somente na data da confirmação e contribuem para elevar as estatísticas”, disse o superintendente.

Situação no Piauí

O monitoramento da covid-19 no Piauí confirma o registro de 232.049 casos e 4.858 mortes pelo novo coronavírus. A existência de registros tardios é resultado do elevado número de óbitos na segunda onda da doença, o que ocasiona sobrecarga das equipes de investigação.

 

Deixe uma resposta