Feriado de Tiradentes: veja o que abre e o que fecha

As lojas do Centro de Teresina poderão abrir para uma jornada de seis horas, de acordo com o sindicato.

O comércio de Teresina abre nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, com horário reduzido, informou hoje (20) o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI). As agências bancárias fecham.

Segundo o presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos, o expediente das lojas do Centro será das 9h às 15h. Cada estabelecimento pode decidir se abre ou não no feriado.

Na próxima sexta-feira (23) o comércio varejista também vai abrir as portas, após várias semanas sem funcionar neste dia por causa das medidas restritivas do governo do estado.

Shoppings

As lojas dos shoppings centers vão atender a clientela das 14h às 20h, conforme orientação do Sindilojas-PI. Outros serviços oferecidos pelos estabelecimentos têm horários diferentes. Os cinemas, por exemplo, encerram a última sessão às 22h. Praça alimentação fecham entre 20h e 21h, de acordo com o local.

Órgãos públicos

Os órgãos públicos federais, estaduais e municipais não funcionam no feriado, e vão manter apenas os serviços essenciais, como segurança e saúde.

A Prefeitura de Teresina garante o funcionamento da limpeza pública (coleta de lixo), fiscalização do trânsito e Guarda Municipal.

Supermercados

Os grupos de supermercados instalados em Teresina anunciaram que as lojas vão abrir no expediente normal. O horário de fechamento da maioria das unidades varia entre 20h e 21h.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no dia de Tiradentes, por se tratar de um feriado nacional. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

O atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentarem mais comodidade e conveniência aos seus clientes.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira (22). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

 

Deixe uma resposta