PMT expede mais de 900 cartões Passe Livre no primeiro trimestre

O público-alvo é de idosos a partir de 65 anos, além de pessoa com deficiências, segundo a Prefeitura de Teresina.
Passe Livre é para idosos e pessoas com deficiência (Foto: Ascom/Semcaspi)

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Políticas Integradas e Assistência Social (Semcaspi), emitiu 903 cartões Passe Livre para o público alvo, que são Idosos e pessoas com deficiência, no período de Janeiro a Março de 2021. Somente no mês de março, foram expedidos 267 cartões, 175 para idosos e 92 para pessoas com deficiência.

De acordo com os dados de 2021 levantados pela Gerência de Cidadania da Semcaspi, foram contemplados com o Passe Livre, 521 idosos e 342 pessoas com deficiências.

Wellington Oliveira, gerente do Núcleo de Cidadania, disse que o Passe Livre atende dois grupos específicos, garantindo a gratuidade no transporte público de Teresina.

“O benefício do Passe Livre é voltado para pessoas idosas e pessoas com deficiência e é de suma importância, especialmente, para pessoas de baixa renda poderem se deslocar, em busca de atendimentos de saúde e os próprios assuntos pessoais, que só eles podem resolver. O Passe Livre ajuda muito essas pessoas que não têm condições de pagar um transporte particular”, esclareceu Wellington Oliveira.

Como obter o Passe Livre

As pessoas que querem obter o benefício do Passe Livre devem se dirigir a uma das 19 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), portando RG, CPF e comprovante de residência. O público-alvo é de idosos a partir de 65 anos, e pessoa com deficiências.

Para pessoas com deficiência, é necessário além do RG e CPF, possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio por pessoa, apresentar laudo médico emitido pela rede SUAS, que pode ser expedido pelo Lineu Araújo, CEIR, CEID, Apae ou pelo Areolino de Abreu e ser residente em Teresina.

Já para os idosos o critério é ser residente do município de Teresina e possuir mais de 65 anos de idade.

Após cumprir todos os requisitos solicitados para o benefício, o requerente agendará no CRAS de sua região uma data para o recebimento do Passe Livre na sede da Semcaspi, que fica localizada na Rua Álvaro Mendes nº 861 (Centro/Sul).

Ascom/PMT

 

Deixe uma resposta