HUT zera fila de espera por enfermarias na ala de covid-19

O hospital chegou a ter mais de 200 pacientes aguardando leitos. O HUT é referência no tratamento da doença.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está sem pacientes de Teresina aguardando leitos de enfermaria covid-19 desde quarta-feira (7). A informação foi divulgada pelo gabinete de crise do hospital, criado para articular e monitorar as ações de enfrentamento ao coronavírus.

De acordo com dados da Central de Regulação de Leitos do município, que é responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, as solicitações ativas de pacientes com a doença têm disponibilização quase que imediata de leitos clínicos.

Desde 8 de março deste ano, o HUT passou a direcionar o pronto atendimento para pacientes com covid-19. A fila de espera chegou a ter mais de 200 pacientes aguardando leitos. Desse total de internados até o dia 6 de abril houve 124 altas, informou Rui Cipriano, responsável pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia Hospitalar (NHE).

“Isso aqui são unidades de enfermaria, com respirador e todas as condições de atender à população com dignidade, que é o mais importante neste momento”, ressaltou o diretor de enfermagem, Romak Bezerra.

Segundo o diretor geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa, “mesmo com a fila zerada, a situação de alerta se mantém, por isso a população deve continuar com todas as medidas de distanciamento social e higienização para que consigamos controlar esse pico da pandemia o quanto antes. Nos próximos dias, a expectativa é reduzir a taxa de ocupação das UTIs que ainda estão todos ocupados e com fila de espera”.

Quando passou a funcionar como hospital referência, foram abertos no HUT 91 leitos, sendo 53 de enfermarias e 38 de UTIs, todos exclusivos para pacientes da covid-19.

 

Deixe uma resposta