Sisu 2021 abre inscrições; são 7,6 mil vagas no Piauí

No país, são mais de 209 mil oportunidades, maioria em instituições federais de ensino superior, para quem fez o Enem.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, do Ministério da Educação (MEC), abre hoje (6) as inscrições para mais de 209 mil vagas em cursos de graduação em instituições públicas de ensino no país. O prazo vai até o dia 9 deste mês. No Piauí são mais de 7,6 mil vagas.

O Sisu é exclusivo para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Para se inscrever, acesse a página do programa.

Confira o que fazer no ato da inscrição:

O candidato tem direito a duas opções de curso e instituição. É preciso especificar a ordem de preferência – primeira e segunda opções;

Optar por vagas de ampla concorrência ou sistema de cotas. Deve ser escolhida apenas uma opção;

Durante o processo, o candidato pode chegar a nota de corte para o curso escolhido. Se achar conveniente, pode mudar a opção ou cancelar a inscrição.

Resultado

A lista de selecionados será divulgada em 13 de abril, de acordo com o MEC. Nesta etapa, não haverá segunda chamada. Quem não entrar nesta fase, pode se inscrever na lista de espera, no período de 13 a 19 de abril.

O processo de matrícula será de 14 a 19 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

O que é o Sisu

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Enem. O estudante também não pode ter zerado a redação.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para financiamento de cursos de ensino superior.

 

Deixe uma resposta