Morte do ex-prefeito Firmino Filho deixa Teresina em choque

Ele morreu na tarde desta terça-feira.
EDNALDO CÍCERO FREITAS
jornalista
redacao@edcicero.com.br

A morte trágica do ex-prefeito Firmino Filho, na tarde desta terça-feira (6), deixou Teresina em estado de choque. As pessoas ficaram incrédulas diante da notícia.

Firmino foi prefeito do município por quatro mandatos. Durante esse período, ele trabalhou em projetos que resultaram em uma cidade mais moderna, um lugar melhor para se viver. Em 2020, foi incansável no combate à pandemia da covid-19.

Ele amava e era amado pelas crianças. Por conta das ações dedicadas a esta parcela da população, em 1999 foi condecorado como Prefeito Amigo da Criança. Gentil no trato com as pessoas e trabalhador, conquistou o respeito dos teresinenses de todas as idades.

A educação foi uma das suas prioridades. Hoje, Teresina tem o melhor ensino fundamental entre as capitais brasileiras. Alunos das escolas municipais ganham prêmios em olimpíadas do conhecimento dentro e fora do país.

Firmino Filho foi incansável na luta contra a covid (Foto: PMT)

O ex-prefeito era presente nas redes sociais, sempre prestando contas das suas atividades. Após deixar o Palácio da Cidade, ficou um pouco afastado das mídias. Retomou as publicações recentemente para lamentar o crescente número de mortes por covid-19.

Religioso, na Sexta-feira da Paixão (2 de abril) postou no Instagram uma mensagem de esperança. Ele escreveu:

“É preciso conservar a força no espírito para se manter forte e esperançoso em dias tão difíceis.

Nessa sexta-feira santa, meu desejo é que a grande lição de esperança dada por Jesus há tantos anos, possa ser finalmente entendida. Possa ser finalmente praticada.

Essa crise veio deixar tudo ainda mais claro. Não vai ficar bom para ninguém enquanto não ficar bom para todos.

Boa Semana Santa”.

Vila-Bairro

Como prefeito de Teresina, implantou um dos projetos mais completos e bem sucedidos de intervenção urbana nos bairros da periferia, o Vila-Bairro, que foi reconhecido no Brasil e no mundo.

A Caixa Econômica Federal considerou o projeto como uma das Melhores Práticas da administração em prol das populações mais pobres.

O Vila-Bairro ganhou prêmios da ONU e de Gestão Pública e Cidadania pela Fundação Ford, Fundação Getúlio Vargas e BNDES, por três anos.

Firmino Filho deixou a prefeitura do município em 31 de dezembro de 2020.

 

Deixe uma resposta