Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina, morre aos 57 anos

O economista e professor universitário foi prefeito da capital por quatro mandatos.
Ex-prefeito Firmino Filho

O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, 57 anos, morreu na tarde de hoje (6). O corpo dele foi encontrado em frente ao edifício Manhattan River Center, sede do Tribunal de Contas da União (TCU), onde trabalhava.

Ainda não foi confirmada a causa da morte. O caso será investigado pela Polícia.

O economista Firmino Filho, auditor fiscal do TCU e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi prefeito de Teresina por quatro mandatos. O último terminou em 31 de dezembro de 2020. Foi sucedido por Dr. Pessoa.

Em 2020, Firmino realizou um trabalho incansável contra a pandemia do novo coronavírus, com posições firmes para combater aglomerações e evitar a disseminação do vírus. Em uma das suas últimas postagens, lamentou o crescente número de mortes por covid-19 no Piauí.

Trajetória

Firmino Filho foi eleito pela primeira vez em 1997 e reeleito em 2004. Após uma pausa para as eleições do médico Silvio Mendes, voltou a ser eleito para o terceiro mandato em 2012, sendo reconduzido ao cargo em 2016.

No intervalo entre o segundo e o terceiro mandato como prefeito, ele foi eleito deputado estadual pelo PSDB, seu único partido.

Nascido em Teresina em 16 de dezembro de 1093, formou-se em economia na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e era casado com a deputada estadual Lucy Soares. O casal tinha três filhos.

Nota de Pesar

O prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa) decretou luto de três dias pela morte do ex-prefeito Firmino Filho. Ele disse, em nota, que o político prestou “relevantes serviços à frente do poder executivo municipal”.

A seguir, a nota, na íntegra:

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa decreta luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O prefeito cancelou a agenda administrativa para o resto da semana.

Doutor Pessoa reconhece os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal.

O prefeito de Teresina manifesta solidariedade à família enlutada. À esposa, deputada estadual Lucy Soares e aos filhos: Bárbara, Cristina e Bruno, doutor Pessoa manifesta seu pesar.

Assembleia Legislativa

Nota de pesar da Alepi:

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), na pessoa do seu presidente, Deputado Themístocles Filho, dos demais parlamentares e servidores manifesta seu profundo pesar pelo facelimento do ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teresina,_ *Firmino da Silveira Soares Filho*, _ao tempo em que transmite sua solidariedade à família, na pessoa de sua esposa, Deputada Estadual Lucy Soares e dos seus filhos Bárbara, Bruno e Cristina.

A Assembleia Legislativa do Estado Piauí decreta luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual.

Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí

 

Deixe uma resposta