Confira programação da Semana Santa na Catedral

A cerimônia do lava-pés, nesta quinta-feira, e a procissão do Senhor Morto, na sexta, foram suspensas por causa da pandemia. 
Missas serão transmitidas via internet (Foto: Pixabay)

A Igreja Católica inicia hoje (1) o Tríduo Pascal, período mais importante do calendário litúrgico. Com início nesta Quinta-feira Santa e encerramento no Sábado Santo, o tríduo prepara os fiéis para o grande dia da ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa.

O Tríduo Pascal representa para os cristãos a vida ofertada de Jesus Cristo. “Somos cristãos a partir do momento que nós nos configuramos a Jesus Cristo celebrando na nossa vida os mistérios da sua paixão, da sua morte e da sua ressurreição. São os grandes mistérios de Jesus, são os grandes mistérios também de nós cristãos”, disse o pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro Saci, na zona Sul de Teresina.

Na Quinta-feira Santa é celebrada a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do amor serviço, através do gesto do lava pés. Na sexta-feira, o segundo dia do tríduo, é celebrada a paixão e morte de Jesus Cristo, normalmente às 15 horas, horário em que Jesus entregou o Seu Espírito. No Sábado Santo acontece a mãe de todas as celebrações, a Vigília Pascal, com o rito do fogo, da palavra, do batismo e da celebração da eucaristia.

“Esses três dias preparam para o grande dia que é o Domingo de Páscoa da ressurreição do Senhor. É o domingo que nós celebramos a vitória de Jesus sobre a cruz, sobre a morte. Ele ressuscitou de verdade, vã não é a nossa fé”, destacou o sacerdote.

Distanciamento social 

Durante todo o período, a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância das celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.

Seguindo as normas de combate ao novo coronavírus, a celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não contará com o rito do lava-pés nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá a procissão nem o tradicional beijo da Cruz. Na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas pelos decretos governamentais.

Programação na Catedral de Teresina

Durante todos esses dias acontecerão celebrações na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro de Teresina. Com a participação restrita a 30% da capacidade de pessoas no interior do templo, os fiéis também poderão acompanhar as celebrações por meio de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Programa em Tuas Mãos), da Catedral (Catedral Teresina), FM Carismas e da Rádio Pioneira (88,7 Mhz).

Quinta-Feira Santa (1)
18h – Missa da Ceia do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)
Sexta-Feira Santa (2)
15h – Celebração da Paixão do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)
Sábado Santo (3)
20h30 – Solene Vigília Pascal (presidida por Dom Jacinto Brito)
Domingo (4)
7h30 e 9h30 – Missa de Páscoa
18h – Missa de Páscoa (presidida por Dom Jacinto Brito)

 

Deixe uma resposta