PMT monta estratégia para funcionamento das UBSs

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai manter a vacinação contra o novo coronavírus durante a próxima semana, em Teresina.

A Prefeitura de Teresina garante o atendimento de saúde para quem precisar durante os dias de feriados antecipados e pontos facultativos decretados nos próximos dias. Para isso, foi traçada uma programação de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estarão em funcionamento nestes dias, garantindo a aplicação da vacina contra a covid-19 para aqueles que agendaram previamente, bem como o atendimento aos pacientes com sintomas da doença, entre outros problemas de saúde.

Nos dias considerados feriados (30, 31 e 2 de abril), bem como nos fins de semana, as 20 Unidades destacadas para o atendimento de casos suspeitos de covid-19 prosseguem com funcionamento normal. Além delas, estarão abertas também quatro UBS, uma em cada zona da cidade, para atendimento de outras demandas de saúde: são as UBS dos bairros Renascença (zona Sudeste), Santa Isabel (zona Leste), Parque Brasil (zona Norte) e Porto Alegre (zona Sul). Assim como as unidades covid, estas UBS funcionam todos os dias da semana, das 7h às 19h.

Vacinação

Nestes dias, estarão abertas também as salas de vacina designadas para vacinação contra a covid-19, conforme agendamento prévio realizado no site da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Do mesmo modo, o funcionamento dos 10 pontos de drive thru seguem conforme a programação estabelecida previamente pela FMS: Amanhã (27) para os idosos de 71 anos, segunda-feira (29) a faixa etária de 70 anos, terça-feira (30) a segunda dose para os idosos de 84 e 83 anos e na quarta-feira (31) a segunda dose para 82 e 81 anos.

“O agendamento para os postos físicos de vacina da próxima semana estão garantidos neste período, por isso queremos deixar a população ciente de que essas agendas serão cumpridas”, esclarece a gerente de ações estratégicas da FMS, Ayla Calixto.

Já nos dias considerados pontos facultativos (29/3 e 1/4) todo o sistema de atenção básica funcionará normalmente, ou seja, as 92 UBS do município, covid e não covid, terão expediente normal, prestando toda a atividade de rotina.

Reagendamento

Quanto às vacinações programadas para as UBS no dia de hoje (26), a FMS esclarece que entrou em contato previamente com os pacientes para o reagendamento das doses. No entanto, aqueles que não conseguiram remarcar podem comparecer à UBS na segunda-feira (29) portando o comprovante de agendamento, ou aos pontos de drive thru espalhados em todas as zonas da cidade que serão prontamente atendidos.

Funcionamento das UBS de 29 de março a 2 de abril

29/3 (Facultativo)

– Funcionamento normal para todas as UBS

– Drive thru para idosos de 70 anos

30/3 (Feriado)

– Funcionamento das UBS Covid

– Funcionamento de 4 UBS para atendimento de rotina

– Manutenção das salas de vacina para vacinação Covid previamente agendadas

– Drive Thru para segunda dose 84 e 83 anos

31/3 (Feriado)

– Funcionamento das UBS Covid

– Funcionamento de 4 UBS para atendimento de rotina

– Manutenção das salas de vacina para vacinação Covid previamente agendadas

– Drive Thru para segunda dose 81 e 82 anos

1/4 (Facultativo)

– Funcionamento normal para todas as UBS

2/4 (Feriado)

– Funcionamento das UBS Covid

– Funcionamento de 4 UBS para atendimento de rotina

 

Deixe uma resposta