Por causa da covid, Semana Santa não terá procissões

A alteração tem a ver como as medidas restritivas decretadas pelo governo estadual para combater a covid-19, que proíbem aglomerações.

A Arquidiocese de Teresina divulgou a programação da Semana Santa, sem as tradicionais procissões que ocorrem na temporada. A alteração tem a ver como as medidas restritivas para combater a covid-19, que proíbem aglomerações.

Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração.

No Domingo de Ramos, não haverá a procissão. Os ramos levados pelos fiéis serão abençoados na mão de cada pessoa.

Na Quinta-Feira Santa, a celebração da Ceia do Senhor não terá o rito do lava-pés nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração, deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá o tradicional beijo da Cruz nem a procissão que, antes da pandemia, cumpria o trajeto entre a Catedral das Dores, na Praça Saraiva, até a Igreja São Benedito.

Na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.

Os fiéis deverão seguir as regras de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, segundo as orientações das autoridades sanitárias e da Arquidiocese.

Confira a programação da Catedral de Nossa Senhora das Dores:

Domingo – dia 28

7h30 – Missa de Ramos (presidida por Dom Jacinto Brito)

17h – Missa de Ramos

Segunda-feira – dia 29

18h – Missa do Crisma (presidida por Dom Jacinto Brito)

Quinta-Feira Santa – dia 1º de abril

18h –  Missa da Ceia do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)

Sexta-Feira Santa – dia 2

15h – Celebração da Paixão do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)

Sábado Santo – dia 3

19h – Solene Vigília Pascal (presidida por Dom Jacinto Brito)

Domingo – dia 4

7h30 e 9h30 – Missa de Páscoa

18h – Missa de Páscoa (presidida por Dom Jacinto Brito)

 

Deixe uma resposta