FMS realizou mais de 278 mil testes de covid-19

De janeiro até o momento foram realizados mais de 58 mil para detectar a doença.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou um total de 278.300 testes de covid-19 desde início da pandemia até dia 25 deste mês. De janeiro deste ano até essa mesma data já somam 55.510 testes. Os dados são da Gerência de Informação em Saúde da Atenção Básica (GISAB).

Conforme a GISAB, este ano em janeiro foram realizados 22.326 testes, em fevereiro 17.235 e em março 15. 949 testes antígeno, anticorpos e RT-PCR.

A gerente da GISAB, Karoline Alencar, explica sobre a realização dos testes covid-19.

“Todas as UBS específicas para atendimento de síndromes gripais estão aptas e os profissionais são treinados para coleta de material para testes de covid-19. Os pacientes atendidos pelo médico são disponibilizados os testes”, diz Karoline Alencar.

Atualmente, o teste disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a população é o RT-PCR, considerado o teste mais eficaz na detecção do novo coronavírus.

Além do atendimento nas UBS com a realização dos testes, a FMS mantém os Centros de Rastreamento e Testagem (CRT), que são espaços específicos para a realização de testagem, mediante agendamento, dos contatos de pacientes que receberam o diagnóstico positivo de covid-19.

Durante a consulta nas UBS gripais, o paciente vai indicar todas as pessoas com quem teve contato, e então elas serão direcionadas pela FMS para que possam ser testadas em um dos centros. Os testes são feitos exclusivamente mediante agendamento prévio, dando prioridade ao centro de testagem mais próximo onde o paciente foi atendido.

Para ter acesso aos testes, a população deve se dirigir a uma das 20 UBS exclusivas para atendimento de casos suspeitos de covid-19 do município, que estão abertas todos os dias das 7h às 19h. Nessas UBS é feito o atendimento médico com a requisição do exame de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

Ascom

 

Deixe uma resposta