Teresina terá feriadão de dez dias para combater a covid-19

A sequência de feriados começa nesta sexta-feira e vai incluir dois finais de semana.

O prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), assinou na noite desta quinta-feira (25) decreto concedendo ponto facultativo aos servidores municipais nos dias 29 de março e 1º de abril. Com a antecipação de feriados e a Semana Santa, o feriadão do funcionalismo terá dez dias.

A medida é para melhorar o índice de isolamento social da população e, assim, combater o avanço da covid-19. A capital é a cidade do estado com maior número de casos e de mortes por coronavírus.

Como será

O feriadão começa nesta sexta-feira (26), com a antecipação do dia Nossa Senhora Aparecida – cuja data original é 12 de outubro -, e vai até 4 de abril, Domingo de Páscoa. O período contará com outros dois feriados antecipados: Corpus Christi e o aniversário da capital.

Dr. Pessoa assinou mensagem que será enviada à Câmara Municipal para antecipar a data festiva do aniversário de Teresina, comemorado no dia 16 de agosto, para a próxima quarta-feira (31).

Nesse período, somente a limpeza pública, Strans, Guarda Municipal e os órgãos de saúde do município vão funcionar. Com relação as atividades econômicas, estão liberados os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias, entre outros.

O prefeito tomou a decisão após reunião com o Comitê Gestor de Enfrentamento ao coronavírus. “Estamos diariamente adotando medidas no sentido de combater a pandemia de coronavírus. Esperamos agora reduzir a taxa de contágio com a redução na circulação de pessoas”, disse.

Com o decreto, o prefeito reforça as medidas do governo do estado. O governador Wellington Dias também assinou ponto facultativo para os servidores estaduais.

Confira o calendário de feriados

Dia 26 – Sexta-feira (feriado antecipado de Nossa Senhora Aparecida)

Dia 27 – Sábado (lockdown parcial)

Dia 28 – Domingo (lockdown parcial)

Dia 29 – Segunda-feira (ponto facultativo para servidores estaduais e municipais)

Dia 30 – Terça-feira (feriado antecipado de Corpus Christi)

Dia 31 – Quarta-feira (feriado antecipado do aniversário de Teresina)

Dia 1º de abril – Quinta-feira (ponto facultativo para servidores estaduais e municipais)

Dia 2 de abril – Sexta-feira (feriado Semana Santa)

Dia 3 de abril – Sábado (lockdown parcial)

Dia 4 de abril – Domingo (lockdown parcial).

 

Deixe uma resposta