Como escolher o calçado certo para os exercícios

Algumas dicas podem ajudar na hora da escolha do equipamento. A primeira é levar em consideração o tipo de pisada.

Os fatores determinantes para isso dependem de 2 aspectos: o tipo de pisada e de Atividade física praticada.

Um dos pontos mais importantes para uma prática segura dos exercícios físicos, é saber escolher o calçado adequado. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, pode parecer difícil escolher corretamente.

Algumas dicas podem ajudar na hora da escolha. E sempre alertando para a importância de consultar um profissional de Educação Física antes de iniciar as atividades físicas.

A primeira dica é levar em consideração o tipo de pisada. A forma como pisamos é um dos fatores a serem levados em consideração. Na hora de escolher um tênis para corrida, por exemplo, é Importante identificar o tipo de pisada, e para isso, o ideal é consultar um ortopedista para uma avaliação personalizada de cada praticante.

Veja os tipos de pisadas:

SUPINADA – a força da pisada é realizada com a parte externa do pé quando seu pé atinge o solo. A maior parte do esforço para movimentação para este tipo de pisada se concentra no calcanhar.

PRONADA – nesse caso os pés tendem a irem para dentro quando atingem o solo e durante a rotação do movimento. Pessoas com os pés chatos, por exemplo, tendem a apresentar pisada pronada.

PISADA NEUTRA – para quem tem esse tipo de pisada, a parte frontal dos pés é a mais utilizada para realizar o movimento. A tendência natural é que haja um pouco de pronacão e a rotação ocorra para dentro, mas no geral quem tem esse tipo de pisada normalmente pode usar praticamente qualquer tipo de calçado.

A escolha do tipo de calçado também tem que levar em consideração o tipo de atividade escolhida, pois cada esporte ou tipo de exercício físico tem seus calçados mais apropriados.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.


 

Deixe uma resposta