Com aulas remotas, UFPI reinicia atividades hoje

Opção pelas atividades através do sistema online tem a ver com os cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retoma as atividades acadêmicas nesta segunda-feira (22), mas somente com aulas remotas. As salas de aula foram fechadas há pouco mais de um ano por causa da pandemia da covid-19, na capital e interior do Piauí.

De acordo com a UFPI, a retomada das atividades será ditada pela situação sanitária: o novo período começa apenas com aulas remotas, já que as condições da pandemia levaram a medidas mais drásticas, incluindo a ampliação do lockdown.

Mais de 20 mil estudantes, distribuídos em cerca de cinco mil turmas, vão assistir aulas online, segundo o diretor de Administração Acadêmica, Leomá Matos. Segundo ele, o período letivo 2020.2 vai até a segunda quinzena de julho.

Comitê faz monitoramento

A decisão da UFPI de limitar o início das aulas ao formato online leva em conta sugestão do Comitê Gestor de Crise (CGC), que dá suporte à Administração Superior na questão da pandemia.

“Entendemos que devemos retomar as aulas. Mas também entendemos que as condições não nos permitem pensar no formato híbrido, pelos menos agora”, disse o presidente do Comitê, o vice-reitor e médico Viriato Campelo.

O presidente do CGC acrescenta ainda que o cenário seguirá sendo monitorado. “Se mais adiante tivermos outra realidade, as aulas híbridas previstas em alguns Cursos serão consideradas, com adoção de todos os cuidados necessários. No momento, não é possível pensar nisso”. A UFPI já estuda como implantar o sistema híbrido – aulas remotas e presenciais.

 

Deixe uma resposta