Teresina garante recursos para obras de desenvolvimento

Secretários municipais se reuniram hoje com a equipe da Caixa Econômica Federal na capital, para tratar da liberação de recursos.

A Prefeitura de Teresina, através das secretarias de Planejamento, Finanças, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação, além das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas, as SAADs, participaram de reunião com equipe gerencial da Caixa Econômica Federal sobre as obras de desenvolvimento planejadas para a capital.

Com recursos já garantidos pela Caixa, as obras beneficiam todos os setores da administração pública municipal, desde o desenvolvimento sustentável do meio ambiente com criação de novas áreas verdes e revitalização de todas as estruturas ao longo dos rios, até construção de novos mercados, novas áreas de lazer e diversas outras ações e projetos que beneficiarão diretamente a cidade, como habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, por exemplo.

“Muito importante esse momento junto ao banco para alinharmos as ações e otimizarmos as estratégias para dar certo. A ordem é desburocratizar, isso é uma decisão do nosso prefeito para que as obras saiam do papel e com esses recursos já garantidos vamos conseguir dar uma nova cara a Teresina”, explicou a secretária Elisabeth Sá.

Para o secretário João Henrique Sousa, enquanto planejamento do município, a preocupação é de acompanhar os recursos disponíveis para obras. “Inicialmente, já nos reunimos com todas as SAADs e demais secretarias para organizarmos esses recursos e avaliar os prazos. A Caixa e a Prefeitura têm uma parceria fantástica que proporciona desenvolvimento para Teresina e vamos continuar na gestão do prefeito Dr. Pessoa”, garantiu o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Edmilson Ferreira, também participou do encontro e falou dos esforços que estão sendo feitos pela atual gestão para agilizar as obras que já têm recurso em conta e que faltam apenas completar os trâmites do desembolso para prosseguir com a execução. “Hoje estreitamos os laços com a Caixa Econômica para, juntos, conseguirmos a liberação desses recursos mais rapidamente. O Banco está se colocando à disposição para ajudar as secretarias e superintendências no que for possível”, declarou.

Para dar celeridade a tramitação dos processos, a Caixa vai disponibilizar, já em um segundo momento, técnicos para fazer treinamento junto às secretarias para agilizar e otimizar as ações.

“Esse encontro foi fundamental para fazermos um nivelamento com a nova equipe da Prefeitura de Teresina. É preciso que todos tenham conhecimento dos contratos que já temos firmados e do que podemos fazer para avançarmos quanto as obras. Pensamos em mostrar a disponibilidade da Caixa em apoiar o município de Teresina para que sejam concretizados todos esses investimentos, sejam com recursos da União ou através de financiamentos. Isso vai garantir que nenhum dinheiro volte nem obras sejam paralisadas”, afirmou Raul Gomes, superintendente de Governo da Caixa no Piauí.

 

Deixe uma resposta