Piauí recebe 64 mil doses de vacina contra a covid-19

Com esse lote também serão vacinados 7% dos trabalhadores de saúde e mais 47% do público da faixa de 75 a 79 anos.

O Piauí recebeu na tarde de hoje (17) mais 64 mil doses da vacina CoronaVac, até agora o imunizante de maior uso no estado. Com isso, será possível vacinar mais 7% dos trabalhadores de saúde e 47% do grupo de idosos na faixa etária de 75 a 79 anos, informou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

O superintendente da Atenção Básica à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, disse que as doses não serão distribuídas em sua totalidade, que correspondem à primeira e segunda doses dos grupos determinados pelo ministério. Além disso, o governo mantém uma reserva técnica de imunizantes, para ser usado em caso de perda de vacinas.

“Pedimos que os municípios registrem corretamente nos sites do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde o quantitativo de doses aplicadas. Precisamos ter esses dados registrados, pois nossos municípios começam a perceber que as doses que chegam para o nosso estado são em quantidades menores do que a população alvo. Dessa forma, com esses dados registrados corretamente, podemos entrar com um pedido junto ao ministério por mais doses”, disse o superintendente.

Pessoas com deficiência

A partir do próximo domingo (21), o estado inclui mais um público prioritário no plano de vacinação. “Neste domingo nós estaremos destinando doses para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência. Nós ainda não temos doses suficientes para contemplar todo esse público, mas de forma escalonada iremos iniciar os trabalhos junto a esse público”, acrescentou Herlon Guimarães.

Matéria atualizada às 18h

 

Deixe uma resposta