Piauí inicia vacinação de pessoas com deficiência no domingo

No primeiro momento, serão vacinadas somente as pessoas com deficiência acima de 60 anos e com algum tipo de comorbidade.

O Piauí vai iniciar a vacinação prioritária das pessoas com deficiência contra a covid-19, no próximo domingo (21), conforme acordo entre as secretarias estaduais da Saúde (Sesapi) e da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

O secretário Mauro Eduardo (Seid), disse que domingo, Dia Internacional da Síndrome de Down, será feita uma ação simbólica com a vacinação de uma pessoa de cada segmento de deficiência.

“Importante destacar ainda que, nesse primeiro momento, serão vacinadas pessoas com deficiência acima de 60 anos e com comorbidade, que deverá ser comprovada através de um laudo ou declaração de um médico”, afirmou.

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra a Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº 7.476, proposta pelo deputado estadual Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias.

A medida, pioneira no Brasil, vai permitir a inclusão do novo grupo de prioridade sem afetar os grupos já definidos pelo Ministério da Saúde, porque vai utilizar um percentual da chamada reserva técnica dos lotes de vacinas.

A Sesapi vai enviar os lotes exclusivos para esse grupo prioritário para todos os municípios piauienses a partir da próxima semana. “As pessoas com deficiência devem acompanhar o calendário de vacinação do seu município, que sempre vai respeitar as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde”, disse o secretário Mauro Eduardo.

 

Deixe uma resposta