IRPF: servidores já podem acessar declaração de rendimentos

Os funcionários municipais devem acessar o site da Prefeitura de Teresina. O Estado também liberou a declaração. Saiba como baixar.

O Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina já disponibilizaram para os seus servidores a declaração de rendimentos em 2020 para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021.

Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020 deve declarar seu imposto à Receita Federal até 30 de abril. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

Servidores municipais

No caso dos servidores municipais, para ter acesso ao informe, basta entrar no site da Prefeitura de Teresina e buscar, no lado direito da página, a aba ‘Servidor’ e depois clicar no link ‘Informe de Rendimentos 2021’. Se preferir, basta acessar diretamente o este link.

Em seguida, o servidor será direcionado para uma página e deve clicar no botão “Consultar o Informe de Rendimentos”; onde vai inserir o número do seu CPF e a senha utilizada no contracheque. Após informar os dados solicitados, deve-se reescrever o código de segurança fornecido ao lado do campo ‘Cod. Segurança’, clicar em ‘Emitir’ para gerar a imagem do informe de rendimentos no formato PDF (que deve estar previamente instalado) e, por fim, imprimir o documento.

Servidores estaduais

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) disponibilizou acesso à declaração de rendimentos 2020 dos servidores públicos do Estado. Este ano, a consulta será realizada por dois canais, no site da ATI e pelo Portal do Servidor, por meio do novo Sistema Integrado de Administração de Pessoas (Siape).

No site da ATI, o servidor deverá localizar a seção “Rendimentos”, clicar em cima do ícone e acessar a declaração desejada. A declaração de rendimentos 2020 engloba todos os créditos recebidos pelos servidores do Governo do Estado no ano passado.

 

Deixe uma resposta