O idoso deve se movimentar para viver mais e melhor

O mais importante é ter orientação, saber como dar os primeiros passos e quais exercícios. A coluna dá algumas sugestões.

Os estudos comprovam as atividades físicas para esta faixa etária vão além do Pilates e hidroginástica.

Quando falamos nesse assunto, é importante, antes de tudo saber quem é o idoso que vai praticar atividade física. As vezes as pessoas associam exercícios para essa faixa etária apenas atividades leves tipo Pilates e hidroginástica, que são excelentes opções, mas existem outras também.

O praticante pode ter sido lutador e gostar de lutar, ou corredor ou mesmo nadador e preferir voltar a essas atividades. Tais experiências precedentes influenciam muito na escolha e no sucesso da atividade como promotora de saúde e qualidade de vida.

O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos.

Confira algumas sugestões:

1. DANÇA – É uma atividade que pode ter várias intensidades, de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação motora, é altamente indicada para socialização.

2. PILATES – Consiste numa alternativa de melhoria de padrão muscular, aumento das amplitudes de movimento (flexibilidade), concentração e respiração. É feita de forma individualizada.

3. CORRIDA – A grande maioria das pessoas pode correr, desde que siga um plano bem orientado por um Profissional de Educação Física e que acompanhe as evoluções do praticante.

4. HIDROGINÁSTICA – Nesta atividade física trabalha-se o aspecto cardio respiratório, prevenindo a ocorrência de uma série de doenças do coração.

5. MUSCULAÇÃO – Esta consiste na mais importante atividade física para o idoso, pois melhora a principal qualidade física que é a FORÇA MUSCULAR. A melhoria desta aumenta significativamente a autonomia e funcionalidade deste público.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.


 

3 thoughts on “O idoso deve se movimentar para viver mais e melhor

  • 23 de fevereiro de 2021 em 11:13
    Permalink

    Excelente matéria, Professor Demóstenes !

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2021 em 11:35
    Permalink

    Parabéns Prof. Demóstenes p video. Muito esclarecedor e o estimulo à prática da atividade fisica, principalmentesob a orientação de um profissional.

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2021 em 15:22
    Permalink

    Reportagem muito útil e altamente importante para dar conhecimento aos mais interessados que são os da terceira idade e de seus parentes no sentido de saber escolher qual a melhor forma de se movimentar e melhorar sua qualidade de vida.
    O Professor Demóstenes é, indiscutivelmente, a melhor pessoa, o melhor profissional para falar sobre este assunto, tendo em vista que tem especialização, experiência e competência comprovada, por muitos de seus clientes, em sua Academia, com especificidade para o atendimento deste público. Parabéns!

    Resposta

Deixe uma resposta