Carnaval 2021: comércio abre normalmente e bancos fecham

Os supermercados também vão funcionar durante a data, a exemplo do serviço público estadual e municipal.

Sem o feriado de carnaval, as cidades vão manter a rotina, com o funcionamento normal dos serviços, salvo em alguns casos. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a festa foi suspensa para evitar aglomerações.

Confira o que funciona em Teresina:

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas-PI), o expediente será normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) no Centro e bairros da capital.

Shoppings

Os shoppings Teresina e Rio Poty manterão os seus horários habituais das lojas, praça de alimentação e espaço de lazer, inclusive no domingo.

Supermercados

Nenhuma alteração no funcionamento dos estabelecimentos.

Bancos

A Febraban informou que não haverá atendimento ao público nas agências bancárias na segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (17), o expediente começa às 12h, com encerramento no horário normal. Os serviços de caixa eletrônico e através da internet serão mantidos.

Pessoas que tiverem contas de consumo, como de água, energia, telefone e outras, e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão fazer o pagamento na quarta-feira (17) sem que haja um acréscimo no valor. É comum que os tributos já venham com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Se o interessado preferir, o pagamento seja antecipado ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Bares e restaurantes

Os bares e restaurantes da capital poderão atender a clientela até às 23h, mas sem música ao vivo. Decreto do Governo do Estado proíbe atividades nas casas de shows e boates.

Postos de combustíveis

Os estabelecimentos têm autorização para abrir até à meia-noite, em qualquer dia da semana, mas podem fechar mais cedo, conforme decisão do proprietário.

Ponto facultativo

O Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina já decretaram a suspensão do ponto facultativo nos dias de carnaval. Outros municípios piauienses adotaram a mesma medida.

Desse modo, as repartições públicas funcionarão normalmente durante a temporada de Momo e na Quarta-feira de cinzas.

A União decidiu que os dias 15 e 16 de fevereiro serão ponto facultativo para os órgãos públicos federais. No dia 17, a folga vai até às 14h.

Carnaval

Os estados brasileiros suspenderam o carnaval 2021 para evitar uma explosão de casos de novo coronavírus, considerado que as regiões já apresentam um avanço da doença desde as festas de fim de ano.

No Piauí, segundo o boletim de terça-feira (9) da Secretaria Estadual da Saúde, até agora foram confirmados 163.497 casos de covid-19, com 3.149 vidas perdidas.

 

Deixe uma resposta