Saiba quem deve tomar a vacina contra a covid-19 na primeira fase

Prioridade é para a imunização de profissionais da área da saúde e idosos que vivem em abrigos.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, disse hoje (1º) que a fila de vacinação contra a covid-19, na capital piauiense, está seguindo as determinações do Ministério da Saúde, sem irregularidades.

Os públicos alvos, nesta fase inicial, são os trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência que vivem em abrigos. Teresina vacinou até agora 80% dos profissionais. Com relação aos outros dois grupos prioritários, 100% já receberam a primeira dose.

“Ainda não conseguimos concluir a vacinação do pessoal da saúde, por causa do grande número de profissionais da área em Teresina. Somente quando recebermos mais doses poderemos abrir a vacinação para outros públicos”, disse Gilberto Albuquerque.

O médico afirmou que os dados de vacinação em Teresina são muito transparentes. “Diariamente enviamos para o Ministério Público a lista nominal de quem tomou a vacina. Os números de vacinados também são disponibilizados no site da FMS”, informou.

Risco de colapso no sistema de saúde

Segundo ele, a população precisa manter os cuidados de prevenção contra a covid-19, para que o sistema de saúde não entre em colapso. Nas últimas semanas Teresina variou entre 86% e 92% a ocupação de leitos de UTI Covid.

“Hoje, estamos ainda em uma situação confortável, pois vamos receber alguns equipamentos do Ministério da Saúde que podem nos proporcionar até 40 leitos de UTI. Começaremos também a disponibilizar 10 leitos de UTI no Hospital Universitário. Mas como a covid-19 é uma doença a qual ainda desconhecemos a evolução em cada paciente, pedimos que a população mantenha as medidas de segurança e evitem aglomerações desnecessárias”, alertou o presidente da FMS.

Semcom

 

Deixe uma resposta