Emagreça subindo escadas

Subir escada é uma excelente opção, pois tem um gasto calórico alto.

O processo de emagrecimento ocorre quando o gasto calórico é superior à ingestão de calorias. Se ao final do dia você gastou mais, aos poucos vai emagrecendo.

Para isso é importante escolher muito bem a atividade física a ser realizada. Subir escada é uma excelente opção, pois tem um gasto calórico alto, por ser uma atividade bastante intensa, e apresenta um alto grau de segurança articular, ou seja, baixo risco de lesão.

A prática de atividades intensas como a escada, representa gasto calórico tanto durante quanto depois de sua prática, ou seja, mesmo depois que a atividade cessa, o organismo ainda continua gastando calorias para se restabelecer.

A intensidade da atividade pode variar de acordo com o padrão de condicionamento físico do praticante. Subir de dois em dois degraus e aumentar a velocidade da subida, são formas de tornar o exercício físico mais intenso e assim, aumentar o gasto calórico.

A frequência semanal deve ser no mínimo 3 vezes e com duração em torno de 30 minutos. Caso você tenha algum problema de joelho, é prudente fazer somente a subida, e descer de elevador.

Essa atividade proporciona resultados estéticos, tonificando coxas e glúteos e traz vários benefícios para a saúde, como por exemplo melhorando nossa função cardiorrespiratória.

Em tempos de pandemia, em que a prática de atividade física faz parte da solução do problema, essa atividade apresenta-se como uma boa opção, principalmente para aqueles que não se sentem seguros em sair de casa.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.


 

5 thoughts on “Emagreça subindo escadas

  • 19 de janeiro de 2021 em 08:34
    Permalink

    Muito boa essa matéria informativa para a população .

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2021 em 09:48
    Permalink

    Grande profissional ! Excelente matéria!

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2021 em 11:10
    Permalink

    É uma fantástica dica, a maioria das pessoas têm escada, ou em casa, ou no trabalho. Ao subir degraus vc se sente até mais vigoroso. Muito bom. Isso, nestes tempos, é de grande ajuda. Parabéns ao Site

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2021 em 11:13
    Permalink

    Deixando de usar o elevador, já hahaha

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2021 em 13:45
    Permalink

    Muito bom, fiz na minha recuperação pós covid. Excelente.

    Resposta

Deixe uma resposta