Taxa de esgoto vai a 100% do valor da conta de água

O reajuste previsto para entrar em vigor no ano passado foi suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus.

A conta de água vai ficar mais cara a partir de fevereiro, com o reajuste na tarifa de esgotamento sanitário. A taxa subirá de 80% para 100% do valor pago pelo consumo de água. A informação é da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete).

Pelo cálculo atual, o consumidor paga 80 centavos pela coleta de esgoto a cada R$ 1,00 de água consumida. Com o novo percentual de cobrança, os dois serviços terão o mesmo valor.

O aumento segue etapas determinadas em contrato, garante a Arsete. Começou em 50%, passou para 65% e em seguida foi a 80%. Agora atingiu o patamar máximo em relação ao custo da água.

Segundo o analista de sistemas da Arsete, Rafael Chaves, os 100% seriam cobrados em junho do ano passado, mas o então prefeito Firmino Filho adiou para o início de 2021, por causa da pandemia da Covid-19.

“Estamos fazendo esse comunicado do reajuste nas faturas deste mês para cobrança em fevereiro”, disse Rafael Chaves. Os recursos arrecadados com a taxa devem ser empregados na expansão da rede de esgoto.

O aumento vai atingir pelo menos 40 mil residências de Teresina. A cobrança da tarifa abrange os imóveis localizados nas áreas com esgotamento sanitário.

 

Deixe uma resposta