Dicas de como manter o corpo saudável durante as festas de fim de ano

O professor Demóstenes Ribeiro é o novo colunista do site Edcícero. Coluna será publicada às terças, com dicas de saúde.

O final do ano se aproxima e, com ele, todas aquelas comidas saborosas cercam as tradições desses dois momentos tão importantes. Por isso, para curtir essa última semana do ano da melhor maneira possível, mas sem descuidar da saúde, é necessário que estejamos atentos aos seguintes aspectos:

1 – NÃO INTERROMPER OS EXERCÍCIOS.

Dentre os 7 Princípios do Treinamento Desportivo, o mais importante é o da CONTINUIDADE. Tudo bem que dê uma desacelerada no ritmo e na frequência semanal, mas é muito importante manter a frequência pra não desmotivar e nem perder o ritmo.

2 – TOMAR BEBIDAS QUE AJUDEM A DESINCHAR.

Os nutricionistas recomendam recomendam priorizar água de côco, sucos naturais e Detox; esses sucos vão lhe ajudar bastante na redução do inchaço causado pelas bebidas alcoólicas e/ou gaseificadas.

3 – LANCHAR ANTES DE IR PARA AS FESTAS.

Esse é um detalhe muito importante. Forrar o estômago é garantia que o estrago será bem menor.

4 – BEBER BASTANTE ÁGUA.

Manter uma boa hidratação é fundamental para um bom funcionamento do corpo. Além disso ainda estamos no B.R.O. BRÓ, marcado pelas altas temperaturas e tempo abafado. Isso aumenta os níveis de transpiração, sendo necessário ingestas de água mais frequentes.

5 – COMER PRIMEIRAMENTE AS SALADAS.

Esses alimentos proporcionam uma boa sensação de saciedade, deixando os pratos principais pra um segundo momento.

6 – COMER COM MODERAÇÃO.

Ou seja, não vá com muita “sede ao pote”, experimente várias opções de pratos. E lembre que o pior horário pra exagerar na alimentação é a noite.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 30 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.


 

3 thoughts on “Dicas de como manter o corpo saudável durante as festas de fim de ano

  • 22 de dezembro de 2020 em 11:53
    Permalink

    Parabéns ao Sitel!
    O Professor Demóstenes é o melhor em sua área, tem uma bagagem de conhecimento extraordinária, é vocacionado. A sua dedicação e zelo com os seus clientes é singular. Ele não mede esforços para para treinar individualmente cada pessoa e lhe dar a melhor qualidade de vida possível, dentro das suas próprias condições individuais. E é um Ser humano capaz e eficiente em tudo que faz! Muito Boa Sorte!!

    Resposta
  • 22 de dezembro de 2020 em 19:25
    Permalink

    Boa noite prof Demóstenes Ribeiro estamos juntos
    Você é uma pessoa maravilhosa você merece

    Resposta
  • 22 de dezembro de 2020 em 19:29
    Permalink

    Estamos juntos com força

    Resposta

Deixe uma resposta