Gildásio Guedes toma posse como reitor da UFPI

Novo dirigente estará à frente da Universidade Federal do Piauí, a maior instituição de ensino superior do estado, até novembro de 2024.
Professor Gildásio Guedes, reitor da UFPI (Foto: Divulgação/UFPI)

O professor Gildásio Guedes Fernandes tomou posse sexta-feira (20) como reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Primeiro, aconteceu a posse virtual junto ao Ministério da Educação (MEC). Depois, a transmissão de cargo do ex-reitor Arimateia Dantas ao atual.

Em seguida, Gildásio Guedes concedeu posse ao novo vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo. A solenidade aconteceu de modo privado por causa da pandemia da Covid-19, com participação de familiares dos novos dirigentes e do prefeito de Teresina, Firmino Filho.⁣

O ato de nomeação do novo reitor pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira (19). Gildásio Guedes era o segundo nome da lista tríplice enviada ao MEC.

O reitor e o vice-reitor Viriato Campelo estarão à frente da UFPI até novembro de 2024.

Quem é

Gildásio Guedes Fernandes é professor titular da UFPI, doutor em Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais, pela Universidade Federal do Ceará. Tem graduação em Matemática e em Educação Física e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Foi diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância, diretor do Centro de Ciências da Natureza, chefe do Departamento de Informática e Estatística, chefe do Departamento de Matemática, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (atual Superintendência de Tenologia da Informação).⁣

 

Deixe uma resposta