Governo decreta ponto facultativo no Dia do Piauí

Leia mais na coluna: Cultura lança o Prêmio Maria da Inglaterra, apreensão de cigarros contrabandeados e fim dos copos descartáveis.

O Dia do Piauí, 19 de outubro, será ponto facultativo para os servidores estaduais. O governador Wellington Dias assinou decreto neste sentido, nesta sexta-feira (16).

A medida visa melhorar o isolamento social, em razão da grave crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.

O decreto é válido para todos os órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, autárquica e fundacional, sem prejuízo aos serviços essenciais.

Comércio e outros setores da economia vão funcionar na data. O feriado pelo Dia do Piauí antecipado e comemorado no dia 15 de maio, no auge da pandemia.

Prêmio Maria da Inglaterra

A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) lançou o Prêmio Maria da Inglaterra com o objetivo de incentivar os artistas piauienses prejudicados pela pandemia.

O edital do prêmio terá R$ 19,1 milhões, recursos oriundos da Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc. As inscrições seguem até o dia 30 de outubro para pessoas físicas e grupos culturais.

Fim dos copos de plástico

O uso de copos descartáveis de plástico será abolido no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) a partir de 14 de dezembro de 2020.

Como alternativa, serão distribuídos copos de fibra de coco aos funcionários do TJ-PI e copos de papel aos visitantes.

A medida recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visa amenizar os problemas causados pelas embalagens plásticas ao meio ambiente.

Cigarros contrabandeados

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 54 mil moços de cigarros contrabandeados na BR-230, em Oeiras, no Piauí. Foi na noite de ontem (15).

A carga está avaliada em R$ 270 mil, segundo a PRF. O responsável pelo carregamento foi preso.

Saúde

Os candidatos a prefeito ocupam a televisão e as redes sociais para anunciar projetos de melhoria para a saúde pública.

Mas fazem exatamente o contrário. Estão nas ruas das cidades, promovendo aglomeração, em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Multidão é ideal para a propagação do vírus.

 

Deixe uma resposta