Piauí Conectado interliga Regeneração e Amarante

No trecho, foram instalados cerca de 25 quilômetros de fibra óptica pelo método de lançamento aéreo, entre os dois municípios.

O backbone aéreo implantado pelo Projeto Piauí Conectado interliga os municípios de Regeneração e Amarante, beneficiando as regiões com uma rede de transporte de dados mais veloz e com alta capacidade de trafegabilidade. Cerca de 25 quilômetros de fibra óptica foram instalados no trecho que liga os dois municípios.

Os órgãos da administração pública contarão com internet de maior qualidade, transmissão de dados mais segura e rede confiável. “Com a implantação do backbone, escolas, delegacias, hospitais e outros órgãos estaduais poderão atender a população de Regeneração e Amarante com mais celeridade e qualidade”, explica o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva.

Instalação da rede Piauí Conectado (Foto: Divulgação)

Desde 2019, o município de Amarante conta com conexão de internet em órgãos da administração pública estadual. Atualmente já são 11 pontos instalados em escolas, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), delegacias, postos da Agespisa e Emater.

Em julho deste ano, a cidade também ganhou pontos de internet WIFI livre nas praças Velho Monge e Padre Virgílio Madeira. O técnico em Radiologia, Felipe Vitório da Silva Nascimento, de 21 anos, é um dos moradores de Amarante que acessa a internet gratuita nas praças com frequência.

“Acesso em momentos de lazer, para pesquisa de trabalho. Foi um bom projeto porque ajuda a população que não tem internet em casa, que pode ir para a praça e acessar o WiFi gratuito. Todo mundo fica conectado”, conta.

Conhecida por sua riqueza histórico cultural, Amarante se destaca como polo turístico com mais de 70 casarões localizados em seu Centro Histórico. Além de contar com vários museus com acervos variados, a cidade também se destaca na fabricação de cachaça e no turismo ecológico oferecido por eco parque instalado na região. Todas estas atrações, que ainda são pouco exploradas por boa parte dos piauienses, ganharão visibilidade no país e no mundo, graças à internet.

Localizada a 187 km de Teresina, Regeneração tem como principais atividades produtivas a agroindústria e o agronegócio. Setores que podem crescer ainda com o apoio da tecnologia. No CEEPRU Engenheiro Agrônomo Valdemar Carvalho, colégio agrícola da região, são oferecidos cursos técnicos de Administração, Agropecuária e Agronegócio. Com internet mais rápida, os serviços oferecidos na escola melhoraram consideravelmente.

“Antes usávamos uma internet via satélite muito problemática. Atualmente, melhorou bastante. Demandas como envio de documentações e planos de aula são executados de forma mais rápida”, relata o professor Edvaldo Vieira de Sá.

O projeto Piauí Conectado já ativou no município 10 pontos de conexão em escolas estaduais, no 18° Batalhão da Política Militar e em órgãos como Detran e Agespisa.

Piauí Conectado

O projeto Piauí Conectado consiste na implantação de uma rede de fibra óptica de qualidade e menor custo, que traz benefícios para a população piauiense. A primeira etapa do projeto vai atender 101 municípios até o final do mês de outubro. Com a sua expansão aprovada, mais 123 municípios do Piauí serão contemplados com acesso à internet banda larga.

 

Deixe uma resposta