Governo federal faz estudo para obra da BR-330

A rodovia vai beneficiar o escoamento da soja produzida no Piauí. Outros estados da região do Matopiba também serão beneficiados.

O Agronegócio piauiense, em uma articulação com a participação da representação nacional dos produtores de soja, conseguiu mais uma vitória para a estruturação do setor no Piauí.

Desta vez em canal direto com o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, que já respondeu à Aprosoja Brasil a respeito da BR-330 e determinou a pesquisa e verificação de projetos para a obra.

A BR-330 vem desde Bom Jesus, passa na Serra da Laranjeira, passar por uma grande parte do municipio de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena, caindo na ponte que liga a MA-006 que leva ao município de Balsas no Maranhão.

Alzir Neto, presidente da Aprosoja Piauí (Foto: Divulgação)

“Em termos de obra federal é a de maior impacto para o setor pois ela beneficia não só o Piauí, mas todo o Matopiba”, explica Alzir Neto, presidente da Aprosoja Piauí .

Depois da articulação da Aprosoja Piauí com a direção nacional, que encaminhou ofício ao ministro Tarcísio de Freitas, o Governo Federal respondeu o pleito reconhecendo a importância da obra para o escoamento da produção de grãos do Piauí e afirmando que ela está no radar dos investimentos para a região.

O ofício é fruto do pleito de um movimento nacional de logística que se chama Pro-Logística.

*”O pleito foi levado pela Associação do Piauí para a nacional e agora obtivemos resposta do próprio ministro de que o investimento será direcionado à rodovia”, explica Alzir Neto, presidente da Aprosoja Piauí*.

Obra terá impacto positivo

A obra da BR-330 tem impacto no desenvolvimento econômico das microrregiões (Alto Médio Gurguéia, Alto Parnaíba Piauiense, Bertolínia e Chapadas do Extremo Sul Piauiense) tendo em vista o grande crescimento produtivo agrícola da região nos últimos
anos e o surgimento de gargalos no escoamento da produção, segundo o diagnóstico apresentado pelos produtores no ofício nº 1331/2020 que versa sobre Implementação e Pavimentação da BR-330/PI.

 

Deixe uma resposta