Avança obra da ponte da UFPI, na zona Norte de Teresina

A ponte vai ligar o bairro Água Mineral, na zona Norte, ao campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Leste.
Obra da Ponte João Claudino Fernandes, na zona Norte de Teresina (Foto: Divulgação)

A construção da Ponte Empresário João Claudino Fernandes já está na fase de fixação das estacas no leito do rio Poti. A obra vai ligar o bairro Água Mineral, na altura do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao setor de esportes, desafogando o trânsito entre as zonas Norte e Leste.

Adélia de Melo, engenheira da SDU Centro Norte, informa que a obra está na fase de fundação. “No momento, estamos fazendo a cravação das estacas no leito do rio. Esse trabalho está sendo realizado com uso de balsas e, do total de 292 estacas, já foram cravadas 130. A ponte terá nove eixos e 22 blocos”, explicou.

A nova ponte terá 240 metros de comprimento, vias para ciclistas e pedestres, além de quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido. Serão aplicados mais de R$ 31 milhões na obra, com recursos oriundos do FGTS. A previsão de conclusão é no segundo semestre do próximo ano.

A construção dessa ponte tem um grande significado para a melhoria da mobilidade urbana entre as zonas Norte e Leste da cidade. “Os estudantes da UFPI que moram aqui na Água Mineral hoje precisam ir até o centro para pegar outro ônibus para chegar à universidade. Com a ponte, eles poderão sair do bairro e ir direto para a UFPI”, ressalta a moradora Isabel Cristiane da Cruz Oliveira.

Semcom

 

Deixe uma resposta