Seduc promove na terça a I Feira Virtual de Robótica

O evento acontecerá das 18h às 20h, com transmissão pelo canal Fábrica de Gênios, no Youtube. Projeto reúne 21 escolas.

Com o objetivo de levar o conhecimento de eletrônica, programação e robótica para alunos de escolas públicas, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-PI) está desenvolvendo oficinas de robótica em 21 escolas estaduais do Piauí. Chegando à fase final de implantação do projeto, professores realizam na próxima terça-feira (6) a I Feira Virtual de Robótica.

O professor organizador do evento, Ranildo Lopes, explica que o projeto encontra-se no final do 1º módulo, onde 21 professores de várias regiões do Piauí levam oficinas de robótica às escolas, em funcionamento de forma remota. Já são mais de 30 projetos de robótica para apresentar, de forma virtual, para as escolas, Seduc e Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF) na I Feira Virtual de Robótica.

O evento acontecerá das 18h às 20h e será transmitido pelo canal no Youtube da Fábrica de Gênios.

A iniciativa visa inserir projetos práticos de automação e robores e ao mesmo tempo práticas de linguagem de programação para robótica. Estão sendo atendidos alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio de tempo integral e ensino regular. Por causa da pandemia, o cronograma foi remodelado e encontra-se na fase de apresentação de projetos, onde as escolas poderão analisar e escolher o que melhor se adeque ao currículo escolar e então aplicá-lo.

Silvestre do Nascimento da Silva, professor de Física da Unidade Escolar Venância Lages Veloso, Cabeceiras do Piauí, revela que viu com o projeto uma ótima oportunidade para aprender e replicar a robótica, algo fascinante para ele e seus alunos.

“Trabalhar robótica com os alunos é uma ótima forma de sair do modelo tradicional, é uma das formas de cativá-los. A robótica traz uma experiência mais rica para o aprendizado e de aproximar o estudante da tendência tecnológica que vivenciamos. Então essa proximidade com a ciência e a tecnologia pode gerar grande interesse nos alunos, além de trazer muitas vantagens, como estímulo ao raciocínio, trabalho em equipe e criatividade”, afirma o professor.

Muitos professores, por não residirem em Teresina, tiveram a oportunidade de participar do projeto e do curso de forma remota, como os dos municípios de Cabeceiras do Piauí, Nazaré do Piauí, Picos, Floriano, Paulistana e Teresina.

“Foi muito bom, agradeço muito essa oportunidade, pois se não fosse dessa forma ficaria bem difícil para mim. O projeto é excelente, espero que continue e seja oferecido mais cursos desse tipo”, acrescenta Silvestre.

O coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, professor Alberto Machado, revela que a secretaria já apoia o ensino da robótica, que é adotado por muitas escolas e deve ser ampliado com o desenvolvimento de uma política específica para área.

“O projeto insere oficinas práticas de robótica com Arduíno para, no mínimo, 480 alunos da rede, inicialmente em 21 escolas estaduais de Teresina. A realização dessa grande Feira de Robótica também faz parte das metas do projeto. Tudo isso com a parceria de 21 professores que participaram dos cursos de Robótica do Centro de Formação Antonino Freire”, observa o coordenador.

Seduc

 

Deixe uma resposta