Igreja São Benedito reabre após quatro anos fechada para reforma

Reabertura aconteceu no dia de São Francisco, como parte da programação dos festejos em homenagem ao santo padroeiro dos pobres.
A Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, foi reaberta hoje (Foto: Arquidiocese de Teresina)

Depois de quatro anos fechada para reforma, a Igreja São Benedito foi reaberta provisoriamente hoje (4) para o tradicional festejo de São Francisco de Assis. A missa de reabertura aconteceu às 17h, após uma carreata pelas ruas do Centro de Teresina. O acesso ao local foi controlado, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Horas antes da reabertura da igreja, o frei Francisco das Chagas disse que o templo tinha autorização da Defesa Civil para receber os fiéis. “Toda a estrutura física já foi concluída e estamos ajustando apenas alguns detalhes de iluminação e pintura”, informou o pároco.

“Estamos reabrindo para a realização da festa em honra a São Francisco, mas a nossa expectativa é que em breve todas as celebrações e demais atividades também já possam acontecer na igreja”, completou frei Francisco das Chagas.

No último ano, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros necessários para reiniciar e concluir a reforma do templo centenário, fechado em setembro de 2016, foi lançada a campanha “Abrace a São Benedito”.

“Estamos muito agradecidos por todos que abraçaram essa causa. A solidariedade das pessoas fez a diferença e possibilitou que toda a obra fosse realizada”, externou o religioso.

Frei Chagas destacou a importância para o cumprimento do protocolo de segurança contra a Covid-19. “Diariamente estamos reforçando em nossas redes sociais a importância do uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, respeito ao distanciamento social e a realização do agendamento para participar das missas e novenas”, afirmou.

Confira a programação

Conhecido como pai dos pobres e protetor dos animais, São Francisco de Assis é um dos santos mais populares da Igreja.  Com o tema “Ele viu compadeceu-se e cuidou”, o novenário em honra ao santo segue de 5 a 13 de outubro nos horários de 6h30, 12h e 17h. Para participar, os fiéis devem realizar o agendamento na secretaria paroquial ou por meio dos números (86) 3222-2667 e 9 9916-2616.

A programação também contará com uma feijoada, no dia 11, e a realização de uma rifa com sorteio de 11 prêmios.  Já no dia 14 de outubro, a solenidade de São Francisco terá início pela manhã, com a bênção dos animais no adro da igreja, de 7h às 8h. A missa solene acontecerá às 9h e a carreata de encerramento às 17h.

Arquidiocese de Teresina

 

Deixe uma resposta