Vacinação antirrábica em Teresina começa sábado

Na abertura da campanha na capital, FMS vai instalar 136 postos de vacina distribuiídos entre as zonas Norte e Leste.

No próximo sábado (3), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai iniciar a campanha de vacinação antirrábica em Teresina. A imunização de cães e gatos contra a raiva será realizada por quatro sábados de outubro, iniciando pelas zonas Norte e Leste. No dia 17 de outubro, será a vez do trabalho nas zonas Sul e Sudeste. Já a zona rural de Teresina receberá a vacina a antirrábica nos dias 24 (área norte e leste) e 31 de outubro (povoados da zona sul e sudeste).

Para o primeiro dia da campanha, a FMS vai instalar 136 postos de vacina divididos entre as zonas Norte e Leste. Os atendimentos serão iniciados às 8h e serão realizados até às 17h, com a disponibilização de 70 mil doses de vacina antirrábica para o próximo sábado. Em 2019, foram vacinados em Teresina, etapa urbana e rural, 145.583 cães e gatos.

“A meta prevista para 2020 é imunizarmos cerca de 160 mil animais, nas zonas urbana e rural. Teremos 570 profissionais trabalhando diretamente na campanha, sendo 25 médicos veterinários, 517 vacinadores e anotadores e 28 motoristas”, afirma a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra.

Ainda de acordo com ela, devem receber a vacina os animais a partir dos três meses de idade. “A população não precisa se preocupar, porque terão postos próximos as residências. A imunização é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, explica.

A gerente de Zoonoses faz um apelo para que os animais sejam levados para a vacina por tutores que tenham capacidade de conter os animais. “Pedimos que o animal seja levado por um adulto e, de preferência, em horário em que o sol não esteja tão quente, para não gerar estresse no animal”, orienta. Os responsáveis pelos animais devem usar máscara de proteção facial para evitar proliferação do novo coronavírus.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último registro de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina. “Os números representam a série histórica das campanhas de vacinação antirrábica em Teresina com cobertura acima dos 90%. Por isso, é importante que todos façam a sua parte, imunizando seus animais”, ressaltou Oriana Bezerra.

Confira locais de vacinação

FMS

 

Share

Deixe uma resposta