Será realizada nesta terça-feira (22) a audiência pública para tratar da revitalização do Parque Zoobotânico de Teresina. O espaço se tornará uma Parceria Púbico Privada (PPP) e passará por obras de modernização, além de sua concessão de uso para manutenção e exploração integradas.

Seguindo os protocolos de segurança, a audiência pública ocorrerá virtualmente a partir das 9h30 e será transmitida ao vivo pelo youtube do Governo do Piauí.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) é o órgão executor da concessão de uso do parque e a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) é o órgão responsável pelo gerenciamento do programa.

A proposta é que o Zoobotânico, terceiro maior parque urbano do Brasil e o maior do nordeste, com uma área total de 127 hectares, se transforme em um bioparque.

“De imediato, a Semar arcará com investimentos para melhoria de infraestrutura do parque estadual, que deve ocorrer em um período de seis meses”, disse a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Entre os serviços as serem executados pela empresa vencedora do certame estão a limpeza e conservação de áreas verdes; zeladoria de sanitários; corte de grama; coleta e destinação do lixo; equipamentos, máquinas e veículos; pinturas dos recintos, das edificações e meios-fios.

Na segunda fase, também com previsão de seis meses, a concessionária executará o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de cinco anos, inicia-se a modernização do parque.

A secretária estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro, disse que o Parque Zoobotânico vai passar por uma série de melhorias antes de ser aberto ao público.

CCom