A educação e as eleições municipais de 2020

O professor Kleber Montezuma, que levou a educação teresinense ao primeiro lugar no país, é candidato a prefeito da capital.
EDNALDO CÍCERO FREITAS
jornalista
redacao@edcicero.com.br

O resultado do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado hoje (15) pelo Ministério da Educação (MEC) é referente a 2019. Pelo levantamento, Teresina é a melhor capital do país em educação pública.

Naquele ano, o professor e economista Kleber Montezuma era o secretário municipal de educação. Ele deixou o cargo no dia 3 de junho para ser candidato à Prefeitura de Teresina, após uma longa permanência no posto.

Ex-secretário Kleber Montezuma

Com Kleber Montezuma, as escolas municipais foram destaque nacional em 2015 pela qualidade do ensino. Dois anos depois, conquistaram o primeiro lugar entre as capitais.

Em 2019, a rede municipal repetiu a dose, com notas 7.4 nos anos iniciais do ensino fundamental e 6.3 na etapa final.

Esse triunfo faz parte de um trabalho para reduzir as desigualdades sociais e econômicas. A educação é essencial no enfrentamento do problema.

Ontem, a convenção do PSDB aprovou o nome do ex-secretário como candidato a prefeito nas eleições do dia 15 de novembro.

Sem dúvida, a educação será o carro-chefe da campanha eleitoral de Montezuma. Afinal, esse resultado é fruto do esforço dele e da sua equipe em prol da melhoria na qualidade do ensino na capital.

 

Deixe uma resposta