Parques Serra da Capivara e Sete Cidades reabrem para turistas

Os parques nacionais localizados no Piauí vão seguir regras dos órgãos de saúde para proteger os visitantes do novo coronavírus. 
Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí (Foto: Agência Brasil)

Os Parques da Serra da Capivara e o de Sete Cidades, no Piauí, foram reabertos ao público pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após meses fechados por conta da pandemia do coronavírus.

A retomada das atividades nos locais ocorre de forma gradual atendendo todas as medidas de prevenção e controle, conforme recomendação dos órgãos de saúde.

Serra da Capivara 

Neste primeiro momento, o Parque da Serra da Capivara ficará aberto das 7h às 17h. Para visita ao local, a recomendação é de que sejam formados grupos de até oito pessoas, incluindo crianças do mesmo grupo familiar ou que viagem juntas.

No caso de excursão escolar, poderão entrar até 24 pessoas, sendo três grupos de oito visitando o mesmo circuito por vez, respeitando o distanciamento social.

Além disso, pelos próximos 60 dias, apenas cinco circuitos poderão ser reabertos. São eles: Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio, Serra Vermelha, Invenção e o de Caminhadas.

Sete Cidades 

Já a unidade de Sete Cidades está de portas abertas entre 8h e 17h, sendo limitada a visita de 200 pessoas por dia, durante os próximos 30 dias. A partir do 31º dia, o número poderá ser dobrado. As trilhas serão abertas apenas para caminhadas, não sendo permitido o uso de bicicleta no primeiro mês.

A máscara é de uso obrigatório por parte dos guias, condutores, turistas e funcionários, além da distância mínima de 1,5 metro preconizado pelos órgãos de saúde.

Em ambos os parques, devem ser respeitados o uso obrigatório de máscara de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para mãos, a medição de temperatura dos visitantes na entrada e saída dos parques, através de termômetro infravermelho e a desinfecção periódica de ambientes, como pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.

MTur

 

Deixe uma resposta