Já a quantidade de pessoas atendidas com síndrome gripal caiu de 20 mil na última semana de junho para 8,9 mil no boletim atual.

A 19ª Pesquisa de Investigação Sorológica, divulgada hoje (9) pelo prefeito de Teresina, mostra que a capital tem 154.721 pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19. Segundo Firmino Filho, houve uma redução de 38,89% no número de mortes por novo coronavírus.
O estudo foi realizado entre os dias 4 e 6 de setembro. “Essa etapa da pesquisa mostra que a maioria das pessoas – 81.641 –, está na fase de infecção remota. Além disso, Teresina possui 20.151 pessoas com infecção recente, o que significa que estão na fase de transmissão”, disse o prefeito, em videoconferência.
A quantidade de pessoas com o vírus identificada na sondagem é seis vezes maior que os 25.115 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) na data da coleta dos dados.
A Covid-19 por região e faixa etária
Nesta etapa da sondagem, a zona Sul de Teresina lidera o ranking de casos de Covid e aparece com 43% de pessoas infectadas com o coronavírus. Em seguida aparece a zona Norte, registrando 24% dos casos. A zona Sudeste representa 19% dos casos, e a zona Leste confirmou 14% das pessoas da região com a doença.
A pesquisa não registrou casos positivados nas pessoas com idade acima de 70 anos. A faixa etária entre 35 e 44 anos foi a mais infectada com o novo coronavírus e apresentou 29% dos casos. Em seguida aparecem as idades entre 25 a 34 anos e 45 a 54 anos, com 24% e 19% dos casos, respectivamente. A faixa etária de 0 e 14 anos registrou 14% dos casos. Por último, pessoas com idade entre 15 e 24 anos representam 5% dos casos positivos para a Covid-19.
Atendimento na rede de saúde de Teresina
Durante a videoconferência, Firmino Filho também apresentou dados relativos aos atendimentos na rede de saúde da capital. O Painel Covid-19 confirma uma redução significativa no número de atendimentos por síndromes gripais, taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) para a Covid-19 e óbitos decorrentes da doença.
De acordo com o prefeito, na última semana de junho, foram atendidas 20 mil pessoas. Esse foi o maior número registrado até agora durante a pandemia. No boletim atual, essa quantidade caiu 8.923 atendimentos. “Isso representa mais de 50% de queda da doença na nossa cidade”, comemorou.
Com base na média móvel de 14 dias, houve uma queda de 38,89% no total de óbitos registrados, segundo os números apresentados pelo prefeito.
Com informações da Semcom