Governo libera grandes eventos em “drive in”

A decisão foi tomada em reunião com o Comitê de Operações Emergenciais, que analisa o comportamento da Covid-19 no estado.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado aprovou hoje (1º) a liberação de atividades culturais no Piauí a partir do dia 8 de setembro, mas com algumas restrições para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Grandes eventos, por exemplo, só deverão acontecer pelo sistema de “drive in”, com o limite de mil pessoas ou 250 carros. Os participantes não poderão sair do veículo.

“É exigido que o motorista não faça uso de bebida alcoólica. Além de proibido o consumo ao volante, aumenta o risco de acidente automobilístico e a consequente e ocupação de leitos hospitalares, inclusive de UTI”, disse a diretora da Vigilância Sanitária estadual, Tatiana Chaves.

Já os eventos de pequeno porte deverão seguir a regra de uma pessoa por quatro metros quadrados, com o distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes. Será permitida a reserva de até 100 lugares em área aberta ou semiaberta.

Servidores públicos

O COE autorizou a ampliação do quadro de servidores públicos em atuação na modalidade presencial. Agora até 50% do total de funcionários públicos poderão estar presentes no local de trabalho. Inicialmente só 30% do quadro estava autorizado a comparecer às repartições.

Estágio no ensino superior

O comitê liberou também a retomada de estágios para alunos de cursos superiores na área de saúde. Estudantes a partir do 8º período poderão desenvolver as atividades práticas supervisionadas em unidades de saúde que não atendam a pacientes com Covid-19. Ficou estabelecida a obrigatoriedade de aplicação de testes nos estagiários.

Com informações da CCom

 

Deixe uma resposta