Confira o que vai funcionar neste sábado e domingo em Teresina

Os bares e restaurantes deverão fechar, segundo decreto da Prefeitura de Teresina. Supermercados e postos de combustíveis abrem no sábado.
Teresina reforça as medidas no isolamento social no fim de semana (Foto: Edcícero)

Decreto da Prefeitura de Teresina suspende o funcionamento de algumas atividades econômicas e sociais no próximo final de semana. O objetivo é aumentar o nível de isolamento social e evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade, que tem o maior número de casos e de mortes por Covid-19.

Restaurantes fecham

Os bares e restaurantes de Teresina permanecerão fechados durante este final de semana. Estes estabelecimentos não estão incluídos no decreto nº 20.040, que flexibiliza o funcionamento de algumas atividades econômicas durante os dois próximos sábados, 29 de agosto e 5 de setembro, na capital.

Os bares e restaurantes da cidade reabriram para o público no último dia 17 e devem funcionar apenas 8 horas por dia, com limitação de horário até a meia noite, e apenas de segunda a sexta-feira. Além disso, os estabelecimentos e clientes devem seguir os protocolos gerais e específicos, para diminuir as chances de disseminação do coronavírs nestes ambientes.

O que pode funcionar no sábado

De acordo com o Decreto, nos sábados (29 de agosto e 5 de setembro de 2020), estão autorizados a funcionar os seguintes estabelecimentos e serviços:

Farmácias e drogarias;

Mercados, supermercados, hipermercados e congêneres;

Panificadoras e padarias;

Postos revendedores de combustíveis e o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis;

Serviços de saúde;

Serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água;

Órgãos e profissionais de comunicação;

Serviços e rituais religiosos; situações comprovadas de urgência e emergência.

O que pode funcionar no domingo

O decreto também discorre sobre o funcionamento das atividades na cidade nos domingos, dias 30 de agosto e 6 de setembro de 2020. Nestes dias, podem funcionar os seguintes estabelecimentos e serviços;

Farmácias e drogarias;

Serviços de saúde;

Serviços de segurança e vigilância;

Serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água;

Órgãos e profissionais de comunicação;

Serviços e rituais religiosos; e

Situações comprovadas de urgência e emergência.

Desta forma, supermercados, postos de combustíveis, mercados públicos, padarias e panificadoras não podem funcionar. Também deverão permanecer fechados os shoppings centers.

Ônibus

A frota de ônibus de Teresina vai funcionar no sábado (29) com 70% da sua capacidade, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A medida é para beneficiar os usuários que voltaram a trabalhar com a flexibilização dos negócios na capital.

O serviço será suspenso domingo (30) e retorna na segunda-feira (31) com 100% da frota.

 

Deixe uma resposta