Vacinação contra a gripe é liberada para a população

Público para receber a vacina foi ampliado devido ao baixo índice de cobertura entre os grupos prioritários, segundo a FMS.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) liberou a vacinação contra a gripe para toda a população em Teresina a partir desta quarta-feira (26). A campanha será encerra no próximo dia 31. Os interessados podem se dirigir às salas de vacina das 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não estão atendendo síndromes gripais na capital e adquirir sua dose.

A vacinação foi estendida para outras faixas da população por causa do baixo índice de cobertura entre o público prioritário, como as gestantes, mulheres no pós parto e crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade. As doses estarão disponíveis enquanto durar os estoques.

“Decidimos por esta ampliação nesta reta final da campanha em virtude do estoque de vacina existente, e assim contribuir para a diminuição das síndromes gripais causadas pelos vírus da gripe”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Dados do último balanço divulgado pela FMS apontam que o grupo com menor cobertura vacinal tem sido o das mães no pós-parto, com 47,80% de cobertura vacinal. Em seguida vem o das gestantes, com 57,64% e o das crianças, com 60,28% da cobertura vacinal.

“Lembramos que, apesar da ampliação, todos aqueles que estão nos grupos prioritários ainda podem e devem se imunizar até o encerramento da campanha”, enfatiza a diretora.

A vacina não tem eficácia contra o novo coronavírus e sim contra a gripe, causada pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. Neste momento, a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde e também ajuda a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

Com informações da Semcom

 

Deixe uma resposta