Prefeitura de Teresina amplia funcionamento dos parques ambientais

Os espaços serão abertos de terça a sexta-feira, em dois horários. Frequentadores devem manter distanciamento.
Parque da Cidadania: reaberto de terça a sexta-feira (Foto: Divulgação)

O funcionamento dos parques ambientais de Teresina será flexibilizado nos próximos dias, passando a funcionar de terça a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h. A medida entre em vigor nesta quarta (26) nos Parque da Cidadania, Matias Matos, Macaúba, Encontro dos Rios e Parque da Cidade, espaços administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam).

Essa flexibilização deve-se tanto à análise positiva das etapas iniciais do processo de retomada do funcionamento desses parques ambientais, quanto à necessidade de buscar dar cumprimento ao decreto municipal que autoriza essa reabertura, especificamente para a prática de atividades físicas individuais.

“Esse processo de reabertura dos parques ambientais tem sido conduzido de forma planejada e segura, seguindo diversas normas estabelecidas pelos decretos municipais. O nosso maior compromisso é com o bem-estar da população, por isso, estamos adotando todos esses cuidados. Aos poucos, vamos nos adaptando à nova normalidade”, explica o secretário Olavo Braz.

As regras de higiene, segurança e comportamento continuam mantidas, como o uso obrigatório de máscara de proteção facial para entrar e permanecer nos locais, além do respeito às demarcações feitas nos espaços para garantir o distanciamento.

Nos pontos de acesso desses parques estão disponibilizados lavatórios para limpeza das mãos, álcool em gel 70% e aferição de temperatura corporal com termômetro sem toque. Todas as áreas estão sinalizadas com as devidas orientações para o público.

Caminhadas, corridas, alongamentos, circuitos, ciclismo e treinos funcionais, por exemplo, estão entre as atividades físicas que podem ser realizadas nesses parques, desde sejam feitas de modo individual (evitar contato físico/toque) e mantendo o distanciamento de 2 metros entre os praticantes.

Já as quadras esportivas, academias populares e playgrounds permanecem com uso proibido, já que são estruturas de uso compartilhado e que não favorecem a manutenção das medidas de higiene e segurança. Além disso, segue proibida a venda de alimentos e similares, tanto na parte interna quanto externa dos parques ambientais.

Semcom

 

Deixe uma resposta