Supermercados vão abrir sábado e fechar aos domingos

Medida foi tomada pelo prefeito Firmino Filho, após quase dois meses de medidas restritivas mais severas nos finais de semana.
Os supermercados vão permanecer fechados aos domingos (Foto: Pixabay)

Os supermercados vão abrir aos sábados e fechar aos domingos, segundo novo decreto da Prefeitura de Teresina. O documento publicado hoje (24) flexibiliza o funcionamento das atividades econômicas na capital nos finais de semana.

A decisão vale para os dias 29 e 30 de agosto e 5 e 6 de setembro.

Durante quase dois meses, a população local enfrentou finais de semana com medidas restritivas rígidas. O objetivo foi melhorar o índice de isolamento social na capital, a fim de garantir a reabertura dos negócios.

Confira o que muda com o decreto:

O que abre aos sábados

Mercados, supermercados, hipermercados;

Panificadoras e padarias;

Postos revendedores de combustíveis e o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis;

Serviços de saúde;

Serviços de segurança e vigilância;

Serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água;

Órgãos e profissionais de comunicação;

Serviços e rituais religiosos;

Situações comprovadas de urgência e emergência.

O que abre aos domingos

Farmácias e drogarias;

Serviços de saúde;

Serviços de segurança e vigilância;

Serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água;

Órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; e situações comprovadas de urgência e emergência.

Não funciona aos domingos

Supermercados, hipermercados, postos de combustíveis, padarias, panificadoras e mercados não poderão abrir nos dias 30 de agosto e 6 de setembro. Antes do decreto publicado hoje, estes estabelecimentos também não funcionavam aos sábados.

Postos de combustíveis e outros serviços

O decreto autoriza ainda o funcionamento 24 horas dos postos revendedores de combustíveis, de segunda-feira a sábado.

Também estão autorizados a funcionar neste período, os serviços públicos tais como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, bem como os estabelecimentos que funcionem operando fornos, em turnos ininterruptos de 24 horas.

Todos os serviços e estabelecimentos devem respeitar as determinações sanitárias expedidas para a contenção do novo Coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.

Transição

“Estamos iniciando um processo de transição em relação aos finais de semana. Nos próximos sábados, mais estabelecimentos estarão autorizados a funcionar e, com o passar dos dias, vamos flexibilizar o funcionamento para os domingos também”, disse o prefeito Firmino Filho.

Segundo ele, “neste momento, mantemos o objetivo de seguir melhorando os índices de isolamento social, evitando a disseminação do novo coronavírus na nossa cidade, tendo em vista que continuamos com o processo de reabertura das atividades econômicas”.

Punições

O descumprimento do Decreto, por qualquer estabelecimento, serviço e atividade que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar resultará na aplicação de multas, intervenção total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

A fiscalização das medidas determinadas neste Decreto será exercida pela Guarda Civil Municipal e vigilância sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – Strans, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – Setrans/PI.

 

Deixe uma resposta