Governo lança edital para a PPP do Zoobotânico

O parque vai passar por reforma emergencial e será reaberto em novembro deste ano, segundo a Secretaria do Meio Ambiente.

A Superintendência de Parcerias de Concessões (Suparc) do Governo do Piauí abriu consulta para a Parceria Público-Privada (PPP) do Parque Zoobotânico de Teresina, localizado na zona Leste da cidade. O projeto prevê a modernização do local, que está praticamente abandonado.

Durante os próximos 30 dias, os documentos do Zoo, inclusive com a minuta do edital para a PPP, estarão disponíveis para consulta e download no site da Suparc (www.ppp.pi.gov.br).

Os interessados podem mandar sugestões, comentários e dúvidas sobre esse conteúdo até o dia 25 de setembro de 2020 para o e-mail zoobotanico@ppp.pi.gov.br. As mensagens devem ser identificadas com o nome, a empresa, os números do CPF do responsável ou CNPJ, além de endereço, e-mail e telefone.

De acordo com o cronograma do projeto, as reuniões técnicas com públicos específicos devem acontecer nas próximas semanas. Também está prevista a realização de uma audiência pública no dia 22 de setembro de 2020, a partir das 9h.

Para evitar aglomeração e seguindo as orientações para evitar a disseminação da Covid-19, essa audiência será virtual e transmitida ao vivo por meio do canal do Governo do Estado no Youtube.

“Queremos que, ainda no início de 2021, as primeiras ações de revitalização possam acontecer no Parque Zoobotânico, trazendo a nova perspectiva do conceito de bioparque, que muda inclusive esse formato atual dos recintos e tornará o Zoobotânico um parque urbano sustentável e voltado muito mais para a contemplação e educação ambiental”, disse a superintendente Viviane Moura.

Projeto

Segundo o projeto elaborado pela Suparc, a principal receita do Parque Zoobotânico atualmente é a arrecadação da portaria, que ainda gera um déficit mensal para o Estado.

O projeto prevê a concessão de uso onerosa do Zoobotânico para a iniciativa privada, com prazo de 35 anos, e a empresa vencedora da licitação deverá modernizar e requalificar o equipamento. Ao longo desse período, a previsão de investimentos é de R$ 42.830.616,88.

Parque será reaberto em novembro

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), o parque deve ser reaberto ao público em meados de novembro, após passar por obras emergenciais que estão em fase final de licitação pela Semar.

O Parque Estadual do Zoobotânico existe há 48 anos e ocupa uma área de mais de 127 hectares. Atualmente, essa unidade de conservação tem 353 animais em exposição. Em 2018, a média de visitantes foi de aproximadamente 79 mil visitantes.

Com informações da CCom

 

Deixe uma resposta