Veja locais de vacinação contra gripe no sábado

Objetivo da ação é mobilizar a população para atingir a meta da campanha até o encerramento em 31 de agosto.

Diante das baixas coberturas de vacinação contra a gripe em crianças, gestantes e mulheres no pós-parto, a FMS vai abrir 19 Unidades Básicas de Saúde e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no próximo sábado (22) para imunizar pessoas pertencentes aos públicos-alvo da campanha. As salas de vacina estarão abertas das 8h às 12h.

O objetivo da ação é mobilizar a população para atingir a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe até o seu encerramento no dia 31 de agosto.

Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público com menor cobertura vacinal é o das mães no pós-parto, com 47,5%. Em seguida, vem as gestantes, com 56,52% e as crianças entre seis meses e menores de seis anos, com 59,92%.

Segundo informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, estes três grupos têm especial importância no controle da influenza, além de serem pessoas suscetíveis às formas mais graves da doença.

“Isso porque as mulheres grávidas e mães no pós parto ficam com o sistema imunológico enfraquecido, em razão das alterações hormonais e das mudanças no corpo. Vale lembrar ainda que quando as gestantes se vacinam, elas protegem também o bebê”, diz.

Amariles Borba explica que o grupo das crianças merece atenção especial pois na infância, especialmente até os 5 anos, o corpo humano está em desenvolvimento e o sistema imunológico ainda se encontra em formação.

“Em função disso, elas estão suscetíveis às formas grave da gripe e outras doenças respiratórias e podem ter complicações que levam ao óbito”, alerta.

A Gerente de Ações Estratégicas da FMS, Emanuelle Dias, informa que as UBS estão se organizando de forma a realizar a vacinação de forma segura, tomando todas as medidas de higiene necessárias para evitar a transmissão da Covid-19.

Essa vacina protege contra os vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. Neste momento, a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde, e ajuda a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

Além das crianças, gestantes e mães no pós parto, fazem parte dos grupos prioritários da campanha os idosos, doentes crônicos, pessoas com deficiência, adultos entre 55 anos a 59 anos, professores, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e de forças de segurança, pessoas privadas de liberdade, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.

Postos de vacinação:

Zona Norte
UBS Monte Verde
UBS Adelino Matos
UBS Nova Brasília
UBS Buenos Aires
UBS Cidade Verde

Zona Sul
UBS Cristo Rei
UBS Saci
UBS Angelim
UBS Porto Alegre
UBS Carolina Silva
UBS Bela Vista

Zona Sudeste
UBS Alto Da Ressurreição
UBS Mário Rocchi
UBS Nossa Senhora da Guia
UBS Santana

Zona Leste
UBS Anita Ferraz
UBS Piçarreira
UBS Santa Bárbara
UBS Planalto Ininga
CMEI Francisca Marques

 

Deixe uma resposta