Duplicação da BR-343, de Teresina a Altos, será concluída até o Natal

As obras ficaram quase cinco meses paradas por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo o governador Wellington Dias.
Wellington Dias e o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, durante visita ao local das obras (Foto: Divulgação/CCom)

As obras de duplicação da BR-343, entre Teresina e Altos, ficarão prontas até o Natal, garantiu o governador do Piauí, Wellington Dias, durante visita ao local nesta terça-feira (18). O serviço foi retomado agora, após quase cinco meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus.

A rodovia está sendo adequada, duplicada e restaurada. A duplicação, de 9,67 quilômetros de extensão, começa no fim da Avenida João XXIII (na Ladeira do Uruguai) e vai até 2 km após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em direção ao município de Altos. O valor do investimento é de R$ 48 milhões.

“De um lado, temos geração de emprego e renda, e do outro, uma via dupla na saída em direção ao norte do estado e ao Ceará. É uma região que já está bastante habitada e a obra contribuirá com o desenvolvimento”, disse o governador.

Em setembro, 80% dos serviços já estarão concluídos. “Nosso compromisso é, até o fim do próximo mês, terminar a obra do trecho 1, que vai da Av. João XXIII até o Terras Alphaville, e o trecho 3, do balão da Usina Santana até a Ladeira do Uruguai”, disse Humberto Castro, sócio da construtora que executa a obra.

Segundo ele, “o trecho 2, o intermediário, é o mais complicado por conta de problemas de drenagem, mas vamos resolver fazendo galerias e grandes redes de bueiros”.

Os serviços estão sendo realizados pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER). “É uma obra de muita relevância para o estado e, principalmente, para a capital. Visa desafogar o tráfego de quem vai para o norte do estado e a BR-316 para a saída sul”, afirmou o diretor-geral do DER, Castro Neto.

Castro Neto garantiu que o “andamento das obras estava seguindo à risca o cronograma, quando fomos pegos de surpresa pela pandemia, mas o importante é que retomamos seguindo todos os protocolos de segurança e rapidamente será entregue à população”.

BR-316

As obras da BR-316 também são realizadas, na saída sul de Teresina. Esta será duplicada em 8,4 km de extensão. Terá quatro viadutos, duas faixas de 7,2 m, acostamento e faixa de segurança.

A via central terá duas faixas de tráfego em cada sentido. As pistas marginais terão duas vias, ciclovia de três metros e calçadas de dois metros. Também serão feitas duas passagens de desnível e duas passarelas para pedestres. A previsão é que seja concluída até julho do próximo ano.

Com informações da CCom

 

Deixe uma resposta