Teresina reorganiza rede de hospitais para atender Covid-19

A partir de agora, pacientes com a doença serão internados em três hospitais, de acordo com a prefeitura da cidade.

A partir dessa semana, a internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus será concentrada nos Hospitais de Campanha Padre Pedro Balzi, João Claudino Fernandes anexo HUT e no Hospital do Monte Castelo. Assim, os pacientes com Covid-19 que forem atendidos nos nove Hospitais de bairro ou três UPAS e necessitarem de internação serão transferidos para esses locais. Essa reorganização da rede de saúde da Prefeitura de Teresina ocorreu após registro de queda no número de internações por Covid-19.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza o monitoramento diário dos dados relativos à Covid-19. “No final de semana, por exemplo, os leitos de UTI e de internação para pacientes com essa doença na rede da Prefeitura registraram uma taxa de ocupação de 56%. Essa porcentagem é inferior ao que foi registrado nos meses anteriores, o que permitiu que a equipe técnica reorganizasse a rede municipal de saúde”, explica o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto.

“Para que essa reorganização ocorra de forma plena, é fundamental que os hospitais da rede estadual também funcionem bem, cada um cumprindo o seu perfil definido na rede de saúde”, afirma a diretora de assistência hospitalar da FMS, Jesus Mousinho. referindo-se ao Hospital Getúlio Vargas , da Polícia Militar, Natan Portela, Hospital Infantil Lucidio Portela e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Em caso de urgência decorrente de complicações da Covid-19 ou de outros problemas de saúde, a população pode acionar o SAMU, por meio do número 192 ou ir por meios próprios para hospitais municipais, localizados nos bairros Primavera, Buenos Aires, Matadouro, Santa Maria da Codipi, Parque Piauí e Dirceu, além de UPAS do Promorar, Renascença e Satélite. Se houver necessidade, o paciente é transferido para outros estabelecimentos de saúde.

Já em caso de urgência obstétrica, a gestante pode se deslocar para as maternidades municipais localizadas nos bairros Buenos Aires, Satélite e Dirceu. Se a gestação for classificada como de baixo risco e ela tiver com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19, será direcionada para a Maternidade do Promorar. Se for de alto risco, ela será transferida para a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

 

Deixe uma resposta