Aniversário de Teresina vai seguir regras de segurança

Capital completa 168 anos no domingo. A Orquestra Sanfônica e o Quinteto de Metais vão se apresentar nos mercados públicos.
Teresina completa 168 anos no dia 16 de agosto, domingo (Foto: Semdec/Divulgação)

Aplaudir Teresina por enfrentar com muita coragem o maior desafio de toda a sua história: a pandemia do novo coronavírus. Essa é a proposta da Prefeitura para marcar o aniversário de 168 anos da cidade, comemorado no próximo dia 16. A programação mantém alguns eventos tradicionais do mês de agosto, mas seguindo todos os protocolos de segurança para evitar aglomerações.

“Desde o início da pandemia, o aplauso tornou-se uma das manifestações de reconhecimento mais marcantes em todo o mundo. Queremos aplaudir cada pessoa que deu sua contribuição nesse momento tão difícil e homenagear nossa gente que se mostra sempre tão guerreira”, ressalta o prefeito Firmino Filho.

O domingo de aniversário da cidade começa com uma alvorada nos mercados públicos a partir das 7h. A Orquestra Sanfônica de Teresina e o Quinteto de Metais 16 de agosto levarão música para os mercados da Piçarra, da Vermelha, do Dirceu, do Mafuá, do São Joaquim e o Mercado Central.

Logo em seguida, às 9h, acontecerá a celebração da tradicional missa na Igreja do Amparo pelo arcebispo Dom Jacinto Brito. Haverá um número limitado de pessoas, de forma a cumprir as medidas de segurança, mas quem ficar em casa poderá acompanhar a celebração através das redes sociais da Prefeitura. Ao final, haverá o corte simbólico do bolo do aniversário da cidade.

A programação segue com a sessão solene na Câmara Municipal de Teresina, às 11h, que também será transmitida ao vivo pelas redes da Casa Legislativa e da Prefeitura. Na solenidade, o prefeito Firmino Filho deve falar sobre a evolução da cidade nos últimos anos, ressaltando as principais conquistas.

No período da noite, a partir das 19h, está prevista a solenidade para anúncio do nome das pessoas agraciadas com a Medalha Conselheiro Saraiva. O evento acontecerá de forma virtual no Palácio da Música, também com transmissão on-line. A entrega das medalhas se dará em data a ser definida.

Encerrando a programação do dia, a partir das 20h30, haverá projeção de imagens em homenagem ao aniversário da cidade na Ponte Estaiada e a queima silenciosa de fogos.

Semcom

 

Deixe uma resposta