Votação para reitor da UFPI será nesta quarta-feira

A votação será das 8h às 20h, pela internet. Cinco candidatos disputam o cargo principal da instituição de ensino superior.
Atual vice-reitor, Nadir Nogueira é uma das fortes candidatas (Foto: Divulgação)

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai dizer quem gostaria de ver na reitoria da instituição no período de 2020-2024, no lugar do atual dirigente José Arimatéia Dantas Lopes.

Para isso, a UFPI realizará nesta quarta-feira (12) uma consulta pública junto aos professores, servidores e estudantes. São mais de 42,8 mil votantes nos campi da capital e interior.

O resultado da consulta pública, que foi transferida de maio para agosto por causa da pandemia do novo coronavírus, vai subsidiar o Conselho Universitário na formação da lista tríplice, que será enviada ao Ministério da Educação (MEC). O presidente da República escolhe o reitor.

De acordo com a Comissão Eleitoral, a votação será de 8h as 20h, horário de Brasília, por meio do SIGEleição, um sistema de votação remoto. Segundo a UFPI, o mecanismo garante isenção, lisura e segurança de dados.

Para acessar o SIGEleiçã, o eleitor poderá clicar no módulo disponível no SIGAA ou utilizar o endereço: eleicao.ufpi.br. Para entrar no sistema, é necessário digitar usuário e senha já utilizados para acessar os sistemas integrados da UFPI.

Podem votar os docentes efetivos, servidores técnico-administrativos e alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do ensino presencial e a distância, Colégios Técnicos, cursos de pós-graduação stricto sensu, pós-graduação lato sensu e residências uni e multiprofissionais.

De acordo com os organizadores do processo, 1.574 docentes, 1.105 técnico-administrativos e 40.123 estudantes poderão votar. Ao todo, são mais de 42,8 mil votantes.

“Temos um percentual muito alto de votantes, é muito importante a participação dos três segmentos da comunidade universitária, isso legítima todo o processo e nada mais democrático que todos escolham o representante máximo de sua instituição por meio do voto”, destacou o presidente da Comissão Eleitoral, professor Alexandre José Medeiros do Nascimento.

Os candidatos

Cinco chapas estão inscritas para participar da consulta pública. São elas:

Chapa 1, denominada “RenovaUfpi”, tem como candidata a reitora professora Sandra Lima Vasconcelos Ramos, com Bruno Leandro Maranhão Diniz para vice-reitor;

Chapa 2, “Experiência, Educação e Compromisso”: O professor Gildásio Guedes disputa a reitoria, com Viriato Campelo na vice-reitoria;

Chapa 3, “Ufpi Inclusiva, Inovadora e Sustentável”, é encabeçada para atual vice-reitora, professora Nadir do Nascimento Nogueira. Marcos Antonio Tavares Lira é o candidato a vice-reitor;

Chapa 4, “Fortalecer, Conectar e Inovar”: o professor e pró-reitor André Macedo Santana disputa o cargo de reitor. com Carlos Sait Pereira de Andrade como vice-reitor;

Chapa 5, “Ufpi Meritocracia”: o professor Marcus Sabry Azar Batista, reitor; e Antônio Airton Carneiro de Freitas, vice-reitor.

Resultado

O resultado da consulta junto a comunidade universitária será publicado no site da instituição no dia 13 de agosto de 2020. De 14 a 16 de agosto os candidatos poderão entrar com recursos contra o resultado eleitoral e divulgação dos resultados dos recursos.

No dia 24 de agosto de 2020, a Comissão Eleitoral vai enviar o resultado eleitoral final da consulta para o Conselho Universitário, que se reunirá no dia 26 para escolha da lista tríplice, de onde sairá o novo reitor.

A gestão do atual reitor será encerrada no 18 de novembro, sendo que até esta data a lista tríplice deve ser enviada ao MEC.

 

Share

Deixe uma resposta