Salões de beleza e Shopping da Cidade reabrem as portas

A Strans reduziu o trecho do Centro de Teresina com proibição para o tráfego de veículos.
Shopping da Cidade reabre para atendimento ao público (Foto: Reprodução)

A primeira etapa da Fase 3 da retomada das atividades econômicas em Teresina começa nesta segunda-feira (10). Salões de beleza, Shopping da Cidade, órgãos públicos municipais e estaduais, Justiça e transporte rodoviário coletivo de passageiros voltam a funcionar.

Todas essas atividades devem seguir algumas restrições: atuar com 50% dos trabalhadores no espaço físico do estabelecimento, em quatro dias na semana e cumprindo seis horas de trabalho por dia.

A ocupação máxima do espaço de atendimento ao público deve ser de uma pessoa por 4 metros quadrados, além do uso de máscara, testagem dos funcionários, higienização dos ambientes, bem como cumprir as demais regras estabelecidas pela União, pelo estado do Piauí e pelo município de Teresina.

O prefeito Firmino Filho lembra que, assim como nas etapas anteriores, é preciso que os protocolos de segurança sejam cumpridos de forma rigorosa.

“Essa é uma etapa importante e que inclui o serviço público. Então, todos os setores devem seguir as orientações de segurança e higiene para evitar a disseminação do novo coronavírus. Essas medidas são fundamentais para que possamos avançar para a etapa seguinte”, disse.

Serviços de reparação e manutenção de equipamentos de informática e comunicação e de objetos pessoais e domésticos também reabriram. O setor de fabricação de máquinas e equipamentos, e suas atividades de manutenção e instalação, são outras que estão autorizadas a funcionar a partir de hoje.

Serviços de beleza

A retomada de atividades salão de beleza, serviços de manicure e pedicure, podologia, depilação, barbearia, estética e maquiagem conta com protocolo específico de funcionamento.

Entre as recomendações estão o atendimento via agendamento, reduzir o número de produtos em exposição e não disponibilizar garrafas de café e lanches, além de cobrir macas e cadeiras com plástico.

O serviço deve dar preferência ao uso de utensílios individuais e descartáveis para os procedimentos, e quando não for possível, deve-se esterilizar o material dentro dos padrões recomendados.

O estabelecimento tem que evitar aglomerações e disponibilizar pias com água e sabão, papel toalha e lixeira, além de álcool 70% na entrada e em locais estratégicos para que os clientes e trabalhadores façam a higienização das mãos com frequência.

O descumprimento de decreto por qualquer estabelecimento, serviço e atividade, que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar, resultará na aplicação de multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Shopping da Cidade

O Shopping da Cidade funcionará das 9h às 15h. Nas segundas e quartas abrem os boxes com porta voltada para a Praça da Bandeira; terças e quintas aqueles com porta voltada para a Avenida Maranhão.

Trabalhadores, lojistas e clientes só terão acesso ao shopping com o uso de máscaras e devem permanecer com elas até sua saída. Quando em contato direto com o cliente, o funcionário deve adotar o face shield.

O local terá que receber higienização constante dos balcões, mobiliários, prateleiras e piso com álcool líquido 70%, água sanitária ou até mesmo água e sabão, numa frequência de, no máximo, 3h em 3h.

Dentro do shopping, a capacidade máxima permitida de pessoas nas áreas comuns será implementada gradualmente, iniciando na primeira semana com um máximo de mil pessoas e na semana seguinte com 1.600.

Ruas interditadas

A partir de hoje, será reduzida a área interditada para a circulação de veículos no Centro da capital. O novo trecho vai compreender o trecho da rua Desembargador Freitas, com pontos de isolamento nos cruzamentos da rua Rui Barbosa, até a Senador Teodoro Pacheco. Os cruzamentos das ruas Simplício Mendes e Barroso serão fechados.

Também terá alteração no perímetro da 13 de maio com pontos de isolamento nos cruzamentos das ruas Senador Teodoro Pacheco, Coelho Rodrigues, Areolino de Abreu e Lisandro Nogueira.  No perímetro da Avenida Maranhão o ponto de isolamento é no cruzamento com a Coelho Rodrigues.

Anteriormente, as restrições eram no perímetro das ruas Desembargador Freitas, David Caldas, Paissandu e Avenida Maranhão. Nesta nova fase, as ruas Paissandu e David Caldas estarão liberadas. As alterações constam em decreto do prefeito Firmino Filho.

Com informações da Semcom

 

Deixe uma resposta