Salões de beleza e setor público reabrem 2ª-feira

Esta será a primeira etapa da Fase 3 de retomada das atividades econômicas e sociais na capital piauiense.
Salões de beleza voltam a funcionar na próxima segunda-feira (Foto: Pixabay)

Salões de beleza, órgãos públicos e transportes rodoviários retomam as atividades na próxima segunda-feira (10) em Teresina e no interior do Piauí, de acordo com o calendário para a reabertura dos negócios no estado.

Serviços de reparação e manutenção de equipamentos de informática e comunicação e de objetos pessoais e domésticos também poderão reabrir na segunda, além do setor de fabricação de máquinas e equipamentos.

A capital está na primeira etapa da Fase 3 do processo de flexibilização da quarentena, em vigor desde a segunda quinzena de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

O plano de reabertura da economia teve início em julho, com a construção civil e clínicas médicas, e deve ser concluído em setembro.

Teresina e o Governo do Piauí elaboraram um cronograma conjunto para a liberação gradual dos setores, conforme o potencial de risco para a Covid-19, doença provocada pelo vírus.

Protocolos de segurança

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, lembra que, assim como nas etapas anteriores, é preciso que os protocolos de segurança sejam cumpridos de forma rigorosa, inclusive a testagem dos funcionários.

“Essa é uma etapa importante e que inclui o serviço público. Então, todos os setores devem seguir as orientações de segurança e higiene para evitar a disseminação do novo coronavírus. Essas medidas são fundamentais para que possamos avançar para a etapa seguinte”, disse.

Serviço público

O retorno às atividades presenciais no setor público estadual deverá ocorrer em etapas, com servidores em trabalho presencial, cumprindo escalas de revezamento combinado ao home-office e mantendo as pessoas do grupo de risco afastadas do ambiente de trabalho.

No primeiro momento da retomada, as repartições devem contar com 30% dos servidores trabalhando presencialmente das 7h30 às 13h30. O percentual será reavaliado, podendo ser aumentado a partir do dia 31 de agosto.

“Manteremos o rodízio e o trabalho remoto para quem for do grupo de risco, como estamos fazendo desde o início da pandemia para garantir o atendimento à população que procura os serviços do Estado”, disse a secretária estadual da Administração e Previdência, Ariane Beningo.

O Ministério Público do Piauí está realizando a testagem de todos os servidores, promotores de Justiça e procuradores que retornarão ao expediente presencial no dia 10 de agosto.

O Tribunal de Justiça retorna na mesma data, mas neste primeiro momento o atendimento ao público continuará apenas pelo sistema remoto. A volta ao trabalho presencial será no dia 24 de agosto, das 9h às 13h.

Bares e restaurantes

Bares, restaurantes a La Carte e self-service, prato feito, lanchonetes e cafeterias reabrem no dia 17 de agosto, data da segunda etapa da Fase 3. Não será permitida a venda de bebidas nem atividades de entretenimento.

Segundo o decreto da Prefeitura de Teresina, os estabelecimentos funcionarão em turno único de seis horas consecutivas por dia, além de seguir protocolos de segurança, com redução de trabalhadores, distanciamento social e uso de máscara.

Penalidades

O descumprimento do decreto por qualquer estabelecimento, serviço e atividade, que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar, resultará na aplicação de multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

 

Deixe uma resposta